Previsão é de granizo, ventos fortes, mar agitado e declínio das temperaturas. Ondas podem atingir picos de 3 metros de altura e o frio intenso poderá ter neve a partir de hoje.
Chuva forte, raios e risco de granizo estão previstos para Santa Catarina que iniciou ainda ontem, deve continuar no estado, segundo o comunicado da Defesa Civil. Conforme o aviso meteorológico, há risco de ocorrências associadas aos ventos de cerca de 70 km/h no litoral, como quebra de galhos e eventual interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Além disso, a Defesa Civil informou o mar ficará agitado e as ondas podem atingir picos de 3 metros de altura. A atuação de uma frente fria no Estado ocasiona também o declínio das temperaturas. A previsão do tempo indica frio intenso e chance de neve a partir de hoje. O alerta das temperaturas baixas já havia sido feito na quinta-feira passada. Ontem, a Defesa Civil atualizou a previsão e informou que são as cidades do Oeste e Serra que sentirão a maior queda nos termômetros.
Pela condição de chuva e nebulosidade, a "segunda tende a ser um dia bastante gelado, com as máximas não passando dos 13ºC" na maior parte do Estado, informou o órgão. Amanhã e quarta-feira (30), as mínimas ficam perto dos 0ºC em quase todas as regiões , exceto no litoral. A mínima pode chegar a -7ºC na Serra.
O último registro de neve em Santa Catarina ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto, quando 11 municípios informaram o fenômeno. Na época, ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer, a menor delas foi registrada no Morro da Igreja, entre Uribici e Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram - 8,6ºC.