Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas e destelhamentos no Estado
O mês de dezembro teve início com condições climáticas severas em Santa Catarina. Entre a noite deste domingo (1) e a madrugada de segunda-feira (2), temporais com chuvas intensas, vendasvais e queda de granizo atingiram diversas regiões do Estado, de acordo com a Defesa Civil .
Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte , a mudança de umidade do mar para o continente manteve o tempo nublado e a chuva presente ao longo de todo o domingo. Já no Extremo Oeste e no Litoral Sul , o calor combinado com a aproximação de uma frente fria provocou chuvas intensas e tempestades com raios e rajadas de vento que ultrapassaram 60 km/h.
As temperaturas variaram de 23°C a 26°C na maior parte do Estado, enquanto no Grande Oeste e Litoral Sul as tarifas ultrapassaram os 30°C. O mar registrado com ondas de até 2 metros.
A segunda-feira (2) será marcada pela chegada da frente fria, ampliando as condições para tempestades severas desde as primeiras horas da madrugada, especialmente no Extremo Oeste e no Litoral Sul. Nas demais regiões, os temporais devem ocorrer pela manhã e perder força ao longo do dia.
A Defesa Civil alerta para o risco de destelhamentos, alagamentos, enxurradas e ventos intensos. O órgão recomenda que a população evite áreas de risco, mantenha-se informada e em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
#ChuvasFortes #Vendaval #Granizo #DefesaCivil #SantaCatarina