João Paulo Rodrigues da Silva tinha 26 anos e morreu após um temporal enquanto trabalhava
A família de João Paulo Rodrigues da Silva, de 26 anos, autorizou a doação de órgãos, nesta semana. O jovem morreu após um acidente de trabalho em 29 de dezembro no interior de Itapiranga, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.
João estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, onde teve a morte encefálica constatada na quarta-feira (5). Os órgãos foram colegados e o procedimento durou cerca de três horas. Até oito pessoas poderão ser beneficiadas com a doação.
Cirurgiões da Central de Transplantes, que regula a fila e recebimento dos órgãos no Estado, acompanharam a operação de captação que ocorreu no Centro Cirúrgico do Hospital Regional.
“O diagnóstico é gerido por um protocolo detalhado que consiste em etapas para confirmar que não há mais atividade cerebral”, explica Franciele Rasch, enfermeira da UTI do HRTGB e integrante da CHT (Comissão Hospitalar de Transplantes).
O corpo está sendo velado nesta sexta-feira (7) na Capela Mortuária da Funerária Bom Jesus em Itapiranga. O sepultamento está previsto para às 16 horas no cemitério do município.