Cerca de 40 participantes irão vender seus produtos na feira que acontece na Praça da Igreja de Oficinas.
A bela praça da Igreja São José Operário, do bairro de Oficinas, recebe hoje das 9 às 16h30, a segunda edição da Feira Zofa Criativa, com venda de artesanato de cerca de 40 participantes. Todos os protocolos de segurança em relação a prevenção da Covid-19 serão adotados, com obrigatoriedade do uso de máscara tanto pelo expositor quanto para o visitante, distanciamento pessoal e uso de álcool em gel que será disponibilizado pelos participantes.
A feira é uma parceria entre o Coletivo Cultural CirculAção, Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão e Núcleo de Dirigentes Lojistas de Oficinas (NDL). A primeira edição no mês de maio, mesmo com um público reduzido, os artesãos saíram satisfeitos com o volume de vendas. Para este sábado, véspera do Dia dos Namorados, as expectativas são as melhores em termos de visitação e vendas.
Com a pandemia, a maioria dos artesãos que tinha participação em feiras, viram seus ganhos reduzidos é até mesmo perdidos, buscando alternativas de vendas pelas redes sociais, mas ainda de forma acanhada. O mercado do artesanato, antes da pandemia, movimentava cerca de R$ 50 bilhões por ano e sustentava 10 milhões de pessoas.
O desafio da Feira Zofa Criativa não é o de apenas vender, mas se tornar uma referência cultural em Tubarão e poder competir com peças industriais que geralmente são feitas em maior escala. Um dos critérios para participação na feira é que os trabalhos sejam autorais, feitos manualmente e exclusivos, sem intermediários.
Além de levar para a feira os mais variados tipos de artesanatos, tem também comercialização de alimentos como doces e pães, mas sem consumo no local. Os participantes desta área gastronômica tem obrigatoriamente que ter o alvará sanitário para poder comercializar seus produtos.