As previsões ainda apontam a entrada de uma massa de ar polar que deve intensificar o frio em Santa Catarina
O frio que tem sido marca registrada no mês de julho, dá uma trégua até hoje, o fim de semana fez calor, o que não é normal para época do ano em Santa Catarina. O calorzinho é passageiro, pois no decorrer de amanhã uma frente fria avança em SC, provocando chuva e na sequencia há previsão de declínio acentuado de temperatura com a chegada de uma nova e intensa massa de ar frio.
Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013, e vai deixar a temperatura baixa nos últimos dias de julho.
O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em SC, mais forte nas áreas altas do estado (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura.
Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso. Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira que vem, dia 29.