Iniciativa viabiliza doações de mochilas e materiais escolares para crianças carentes em Joinville e mais três cidades catarinenses.
A família de uma menina de 5 anos, que morreu há pouco mais de um mês em um acidente de trânsito causado por um motorista bêbado em Rio Negrinho, no Norte catarinense, busca meios para amenizar a dor da perda. Alícia Bindemann Carini foi encontrada pelos socorristas no colo da mãe com ferimentos na cabeça. Ela não resistiu
Inspirada na alegria que Alícia tinha ao ir para a escola, a mãe da menina, Michele Bindemann, criou um projeto chamado "Por você Alícia", para beneficiar outras crianças. A ideia é arrecadar mochilas e materiais escolares para doar a quem precisa.
"Desde então [a perda], meus dias tinham têm sido absurdamente difíceis. Não é um dia de cada vez, é uma respiração de cada vez. E eu tenho encontrado força no apoio de outras mães enlutadas e no carinho que estou recebendo. Então, percebi que o caminho está no amor", explica.
O foco principal do projeto, segundo Michele, é ajudar outras mães que perderam os filhos, além de ações pontuais, que beneficiem crianças carentes. A primeira ação, que já está em andamento, chama-se "As mochilas de Alícia". Nesta fase, serão entregues materiais escolares para pessoas carentes.
"Alícia era uma criança que amava sua escola, seus materiais, que estava sonhando com a mochila nova que ganharia este ano. E eu busco encontrar nos sorrisos dessas crianças que vão ganhar essas mochilas o sorriso dela também", disse.
Como funciona o projeto
O projeto vai arrecadar mochilas e materiais escolares até o dia 30 de janeiro em Mafra, Joinville e São Francisco do Sul. Para Florianópolis, o prazo vai até 3 de fevereiro.
"As doações estão acontecendo através de três voluntárias. As crianças que vão receber as mochilas recheadas com material escolar são crianças atendidas pelo Hospital Infantil de Joinville, pelo Somar de Florianópolis e uma comunidade carente do bairro Majorca, em São Francisco", explicou.
Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com as voluntárias de cada cidade que participa. Veja abaixo os telefones.
O acidente
O acidente ocorreu no dia 19 de dezembro em Rio Negrinho, no Norte catarinense. O carro em que Alícia estava foi atingido de frente por outro automóvel. A mãe dela, o padrasto e o meio-irmão também ficaram feridos. No outro carro, o motorista e outros três homens também tiveram lesões.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do outro veículo envolvido, de 30 anos, fez o teste do bafômetro oito horas após o acidente e o resultado deu positivo para a presença de álcool. O homem foi preso em flagrante.
Acidente ocorreu por volta das 6h de domingo (19) — Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução
De acordo com a mãe, a menina estava na cadeirinha no momento do acidente. Os bombeiros informaram que devido a gravidade dos ferimentos, a suspeita é que o equipamento não estivesse adequadamente preso.
Pai e irmão da garota também tiveram que ser encaminhados para o hospital — Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução