Manifestações ocorreram em pontos diferentes da cidade. Professor mostrou em aula videoclipe 'Etérea', que tem temática LGBTQIA+.
Manifestações em defesa e contra a exoneração do professor que mostrou em aula um clipe do cantor Criolo com temática LGBTQIA+, foram realizadas neste sábado (28) em Criciuma.
No Parque Altarir Guidi, na região central da cidade, aconteceu a reunião de movimentos LGBTQIA+ e apoiadores contra as falas proferidas pelo prefeito e contra a exoneração do professor. No Parque das Nações, no bairro Próspera, um grupo se reuniu protestaram "em defesa da família" e a favor da demissão do professional.
Em um vídeo publicado nas redes sociais na quarta (25), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), anuncia a demissão de um professor temporário que reproduziu aos alunos o clipe do cantor Criolo da música "Etérea".
O clipe foi mostrado em uma sala do 9º ano, com estudantes entre 14 e 15 anos. No vídeo feito pelo prefeito, Salvaro disse que a administração não concordava com o conteúdo "erotizado" e a "viadagem na sala de aula".
Na sexta-feira (27) a Procuradoria-Geral de Justiça, órgão do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), abriu uma notícia de fato para apurar se o prefeito cometeu crime com as declarações que fez ao exonerar um professor.
Outra investigação está sendo feita pela 5ª Promotoria de Justiça de Criciúma, que investiga se houve prejuízo à dignidade humana de caráter coletivo com ofensa ao público LGBTQIA+.