Matheus Rodrigo de Oliveira, de 7 anos, chegou a ficar internado no hospital, mas não resistiu. Avó diz que ele sonhava em salvar vidas.
Os órgãos de Matheus Rodrigo de Oliveira, menino que morreu após engolir um apito em Santa Catarina, foram doados a seis crianças, conforme a família. "Foram seis vidas que nosso herói salvou com apenas 7 anos. Era justamente o sonho dele: ser bombeiro para salvar vidas", afirmou a avó Loreni Pereira de Campos.
A morte de Matheus foi confirmada pelo Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, no Litoral Norte, na sexta-feira (18). O acidente ocorreu em 12 de fevereiro em Navegantes, na mesma região. O menino ficou seis dias internado.
Órgãos como coração, olhos, fígado e rins de Matheus foram doados. A família tomou a decisão após viver a angústia da espera por um doador compatível de medula óssea. A mãe da criança perdeu um irmão vítima de leucemia antes de conseguir achar um doador."Hoje temos duas estrelinhas no céu, mas com a certeza que tem mais seis Matheus aqui na Terra. Tem uma criança olhando o mundo pela primeira vez com os olhos dele. O coração dele está batendo no peito de uma criança. Uma criança está falando pela primeira vez com a voz dele. Tem crianças que receberam seus rins e fígado. Temos certeza que o Matheus continua vivo" disse o tio da criança Anderson Santos em uma publicação nas redes sociais.
"A gente sabe o quanto é ruim para quem está esperando [por um transplante]. Então se ele puder salvar a vida de outra criança, tenho certeza de que onde ele estiver vai ficar muito feliz", disse a mãe do menino, Tiele Costa de Oliveira.
Matheus de Oliveira morreu na quinta-feira (17) após ficar internado por seis dias em Itajaí — Foto: Tieli Costa de Oliveira/ Arquivo Pessoal
Antes de ter a morte confirmada, Matheus ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirava por ventilação mecânica após engolir o objeto. Segundo Tieli, havia esperança de reverter o quadro até os últimos momentos.
Matheus era o segundo mais novo entre quatro irmãos. Tinha comemorado o sétimo aniversário no dia 1º de janeiro.
"Esses sete anos que tive a chance de viver com ele foram só alegria. Um garoto muito esperto, inteligente, amoroso, cuidadoso com as coisas", disse.