Em nota de retratação o padre pede perdão ao Bispo Diocesano, aos fiéis e retira totalmente a fala anterior.
O padre Claudemir Serafim, pároco da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em Pedras Grandes, ficou em evidência maior quando na homilia dominical no dia 24 de janeiro falou sobre a vacina contra a Covid-19. O padre falou que, "a vacina contra o coronavírus é feita com fetos abortados dos milhões de abortos que acontecem muito mais elevados que a morte pelo vírus".
A fala dividiu a opinião das pessoas, crentes ou não, a maioria das pessoas criticaram, outras não opiniram. Mas a Diocese de Tubarão, através do Bispo Dom João Francisco Salm, repreendeu o padre e em nota ressaltou: "Acolha a vacina com a maior boa vontade e que se motivem as pessoas para isso. Quem tiver dificuldades, siga as orientações do seu médico. A nota assinada pelo Bispo Dom João Frasncisco Salm, reitera que ninguém está autorizado a passar ao povo, em nome da Igreja, orientações diferentes, nem mesmo que seja um padre, e o que o Pe. Claudemir Serafim disse é de sua responsabilidade pessoal. Ele foi repreendido e exortado a corrigir suas declarações e atitudes, o que se dispôs a fazer." Confira a matéria:
Em nota divulgada na página do Facebook o padre declarou que a fala foi equivocada, pediu desculpas ao Bispo da Diocese e retira totalmente da fala dita anterirormente.
Segue a nota -
NOTA DE RETRATAÇÃO.
Diante da repercussão causada por conta de uma parte do sermão por mim proferido no último dia 24 de janeiro; depois de exortado pela Autoridade Diocesana; depois de ter consultado pessoas próximas e o diretor espiritual; depois de ter rezado a Nosso Senhor e em paz com minha consciência; venho a público declarar o seguinte:
1. RETIRO TOTALMENTE minha fala sobre o fato de as vacinas terem sido feitas de fetos abortados. DECLARO-A EQUIVOCADA.
2. Peço perdão ao bispo Diocesano, aos meus fiéis e a todas as pessoas que sofreram com dúvidas no uso das vacinas, ou ofendidas com isso.
3. Declaro, por conseguinte, que não pus em xeque a eficácia das vacinas.
4. Agradeço as manifestações de carinho dos meus paroquianos e a todos quantos, bem como os que se posicionaram contrariamente.
Pedras Grandes SC, 3 de fevereiro de 2021.
Memória do Martírio do bispo São Brás.