A estimativa é de ofertar entre 120 e 140 vagas, inicialmente.
O secretário de Gestão de Tubarão, Allan Miranda, que assumiu a pasta esta semana, anunciou nessa quinta-feira que o município realizará concurso público este ano. A estimativa é de ofertar entre 120 e 140 vagas, inicialmente.
Segundo Allan, já está na fase final do edital, que foi aprovado pela comissão e a empresa estava contratada após licitação, só aguardando a retomada. O concurso deveria ter sido realizado no ano passado, mas em virtude da lei 173, que era vinculada ao combate à pandemia e vedava o aumento da despesa com pessoal pelos municípios, precisou ser adiado.
O secretario afirma que o edital deve estar na praça na primeira quinzena de março e “a ideia é de que todas as etapas do concurso, desde a aplicação da prova, prazo recursal, correção, entre outros, estejam concluídas até junho, para que a prefeitura possa fazer as contratações a partir do segundo semestre deste ano”.
“Serão entre 120 e 140 vagas, boa parte de substituição de temporários, principalmente na educação e saúde. Mas ainda haverá cargos novos, como para museólogo, que não há no quadro atual, entre tantos outros que serão ofertados”, pontua.
A estimativa no número de vagas é inicial, segundo Allan, já que para todos os cargos haverá cadastro de reserva e, de acordo com a necessidade, novos servidores poderão ser chamados.
Impedimento ia até 31 de dezembro
A lei federal de auxílio aos estados e municípios, sancionada em 2020, tinha em um dos artigos a determinação que, para o município receber a quantia de dinheiro destinada a ele para o combate à pandemia de covid-19, era preciso que as prefeituras não criassem nenhum cargo até 31 de dezembro de 2021. Com isso, Tubarão precisou paralisar os trâmites para a realização do concurso público previsto para o ano passado e que será reativado agora.