Mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperado. Na semana passada, surfistas relataram ter encontrado um tubarão no local.
A prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, monitora o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central, onde ocorre uma megaobra de alargamento da faixa de areia. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperada.
Na semana passada, rtrês surfistas que praticavam o esporte relataram ter encontrado um tubarão na praia. Essa foi a segunda vez que um animal foi visto na localidade. "Já era esperado alteração na biota. Por isso estamos monitorando. Mas até agora não temos nenhum dado que relacione um impacto negativo de grande magnitude", explica.
Além de tubarões, a equipe técnica acompanha a atividade de outros animais que vivem na orla, e uma parte do programa é voltada especificamente aos peixes. Segundo Maria, desde que a draga começou a coletar a areia do fundo do mar, em agosto, apenas tartarugas, pinguins e cetáceos foram avistados. "Revolvendo o fundo da enseada, você amplia a quantidade de oferta de alimentos. Aumenta os peixes, aumenta os predadores. Mas tudo dentro da normalidade, pois são espécies que já ocorrem aqui na região", disse.
Pesquisador e curador do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, Jules Soto identificou a espécie avistada ao longo do molhe da Barra Sul, em setembro, e conversou com os surfistas que relataram um encontro com um pequeno tubarão na última semana. O animal, com cerca de um metro de comprimento, fugiu após esbarrar e sondar com o focinho o grupo de surfistas.