Defesa Civil alerta para rajadas de vento, agitação marítima e riscos de ocorrências relacionadas ao tempo
A formação e atuação de um ciclone extratropical próximo da costa de Santa Catarina nesta quinta-feira (15), tem deixado órgãos de segurança do Estado em alerta. Segundo a Defesa Civil, esse fenômeno climático ocasiona chuvas em todas as regiões do Estado.
Segundo o órgão, no Centro-Leste de Santa Catarina a chuva tende a ser persistente e volumosa, principalmente na região do Litoral catarinense. Já na região Norte do Estado, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de acumulados de chuvas em torno de 150 mm, entre a madrugada e o início da tarde desta quinta.
Além disso, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado, entre a noite desta quinta e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas. Ainda, as precipitações ocorrem de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm que pontualmente podem superar estes valores.
O órgão reforça ainda que o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas, é muito alto no Litoral Sul e moderado a alto nas demais regiões do Centro-Leste de Santa Catarina.
De acordo com o mapa Agroconnect da Epagr
i/Ciram, nas últimas 12 horas, algumas cidades receberam volumes considerados de chuvas. Destaque para o município de Itapoá, no Litoral Norte, onde choveu aproximadamente 54mm neste período.
As temperaturas ao amanhecer seguem amenas nesta quinta-feira. Com a mínima registrada na cidade de São Joaquim, na Serra catarinense, que por volta das 5h, os termômetros registravam 7,5°C.
Já as temperaturas máximas em outras regiões variam de 14°C a 19°C no Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 11°C a 15°C em boa parte do Estado.
A Defesa Civil também destaca a preocupação com as rajadas de vento em algumas regiões do Estado. Dos Planaltos ao Litoral catarinense, são esperadas rajadas de vento de 45 a 65 km/h. O órgão aponta ainda, para o risco baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos, árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica.
O mar também sofre influências por causa do ciclone extratropical de acordo com a Defesa Civil. Além do mar ficar agitado, são esperadas ondas com direção sudeste e com altura de até a 2,5 m.
Já entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o órgão alerta para picos de ondas que podem chegar a 3 m. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. Ainda, por conta do vento Sul, mar agitado e a lua nova existe a chance de alagamentos nas áreas costeiras do Estado.
A sexta-feira (16) começa com chuva na faixa Leste, e que tende a ser mais persistente e volumosa na região do Litoral e áreas próximas. O órgão ressalta ainda, que na região do Litoral Sul, as chuvas tendem a ser mais intensas por causa da atuação do ciclone extratropical.
Ainda, há um alerta para o risco de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas, ser muito alto no Litoral Sul e moderado a alto nas demais regiões do Centro-Leste de Santa Catarina.
Já no decorrer do dia a chuva enfraquece e as condições de tempo melhoram gradualmente no Estado.
O ciclone também deixa os ventos com direção Oeste a Sudoeste, com intensidade moderada. As rajadas de ventos podem ocorrer com intensidade de 50 a 75 km/h e, pontualmente, podendo ser mais intenso dos Planaltos ao Litoral catarinense.
Ainda, o ciclone faz com que o mar fique agitado a muito agitado, com ondas de quadrante Sul. São esperados altura de ondas até 2 m no Litoral Norte, e de até 3,5 m nas demais regiões.
No sábado (17) o ciclone estará em alto mar e uma área de alta pressão passa a atuar em Santa Catarina. Essa condição favorece um dia com sol e algumas nuvens.
A Defesa Civil também aponta, que por causa das chuvas fortes dos dias anteriores, algumas regiões se mantém com chances de ocorrência de deslizamentos.
As temperaturas mínimas ao amanhecer de 12°C a 17°C no Litoral, Baixo e Médio Vale e de 5°C a 12°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Norte, 12°C no Planalto Sul, 12°C a 16°C no Grande Oeste e de 16°C a 19°C nas demais regiões catarinenses.
O mar se mantém muito agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ondas de direção Sul e altura e picos de até 3,5 m. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção Sul e altura de até 2 m.
Já no domingo (18) com atuação de uma área de alta pressão sobre o Estado deixa o dia com sol a poucas nuvens em boa parte de Santa Catarina. O amanhecer deve ser com sensação de frio, com temperaturas de 10°C a 16°C no Litoral, Baixo e Médio Vale, e de 3°C a 10°C nas demais áreas de Santa Catarina.
#PrevisãoDoTempo #SantaCatarina #ChuvasIntensas #VentoForte #AgitaçãoMarítima #DefesaCivil