Ocorreram diversas denúncias de consumidores e com o aumento no número dos boletins de ocorrência relacionado a prática criminosa.
Golpe do Boleto inicia quando um consumidor, no desejo de pagar os débitos ou quitar parcelas atrasadas de algum bem, procura na internet os sites de supostas instituições financeiras. Foto: PMI A Diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara, esteve, reunida com os representantes de todas as instituições financeiras da cidade (bancos, lotéricas, cooperativas de crédito). A intenção foi solicitar o apoio no combate ao chamado "Golpe do Boleto".
A preocupação da diretora do órgão municipal surgiu após diversas denúncias de consumidores e com o aumento no número dos boletins de ocorrência relacionado a prática criminosa.
Segundo Cristiane Pegorara, o Golpe do Boleto inicia quando um consumidor, no desejo de pagar os débitos ou quitar parcelas atrasadas de algum bem, procura na internet os sites de supostas instituições financeiras. O problema é que, em muitos casos, a pessoa acaba sendo direcionada para portais fraudulentos.
Nesses sites, que não tem relação com bancos, lotéricas ou cooperativas de crédito, os consumidores acabam repassando informações pessoas e sigilosas. Em troca, recebem um boleto para a quitação do débito com desconto tentador. Mas, o que ocorre, na verdade, é que os golpistas emitem boletos falsos, recebem os valores e o consumidor perde dinheiro.
Durante o encontro com os representantes das instituições financeiras, a Diretora do Procon de Imbituba solicitou a colocação de cartazes com informações sobre o Golpe do Boleto, com os contatos telefônicos do órgão municipal e, ainda, reforçou o pedido de atenção dos caixas na hora do atendimento.
“A prevenção sempre é o melhor caminho, pois, esses valores captados por quadrilhas especializadas em falsificar boletos são, praticamente, impossíveis de serem recuperados. Com a medida adotada, todos os caixas, de todos os bancos, lotéricas e cooperativas de crédito, deverão conferir o nome de quem está fazendo o saque e a identidade do beneficiário do boleto. Dessa forma, acreditamos que o número de casos registrado em Imbituba possa cair”, disse Cristiane Pegorara.