As ações transformam praças em espaços de convivência, diálogo e reflexão com arte contemporânea
A praça da “Zofa”, também conhecida como a praça da igreja de Oficinas, será o primeiro espaço a receber o Projeto PraFora. A partir das 10 horas desta quarta-feira (3), os artistas Elisa Corrêa, Idezio Júnior, Liz Flauzino, JBGuedes e Ana Zanette iniciam suas intervenções artísticas, levando a arte contemporânea para além das galerias e aproximando-a da comunidade.
A iniciativa pretende transformar as praças em locais de convivência, diálogo e reflexão, inserindo a arte no cotidiano urbano. Durante o mês de setembro, oito praças de Tubarão serão contempladas, sempre em dupla: uma durante a semana e outra no final de semana. A proposta é descentralizar a produção cultural, incluindo espaços mais afastados do centro da cidade, mas igualmente significativos para os moradores.
Para a curadora do projeto, Ana Zanette, ocupar os espaços públicos é uma forma de ressignificá-los:
“PraFora! mapeia e renomeia as praças a partir das relações estabelecidas entre artistas e comunidade, aproximando a produção contemporânea do dia a dia das pessoas e ampliando seu alcance”, destacou.
A segunda ação está marcada para sábado (6), a partir das 14 horas, na Praça das Palmeiras. Caso chova, a atividade será remarcada.
O Projeto PraFora é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
#PraFora #ArteNasPraças #CulturaTubarão #ArteContemporânea #Oficinas #PraçaDasPalmeiras #CulturaSC #AldirBlanc