Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Tubarão
30 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
22 °C
GERAL

Verão em Santa Catarina: Combo Típico Promete Calor e Possíveis Temporais

Massa de ar quente e úmido traz dias quentes, alertando para chuvas e temporais isolados no estado

Tubarão - SC, 05/02/2024 09h57 | Atualizada em 05/02/2024 09h58 | Por: Redação | Fonte: Portal Nd Mais
A combinação de calor e umidade, condição típica do verão, promete trazer dias quentes e possibilidade de chuvas e temporais isolados nos extremos dos dias em Santa Catarina. – Foto: Reprodução/NOAA/ND

A semana inicia com condições estáveis, mas a combinação característica do verão em Santa Catarina traz a promessa de dias quentes e a possibilidade de chuvas e temporais isolados, principalmente no período da tarde. O meteorologista Piter Scheuer destaca que uma massa de ar quente e seco domina o Sul do Brasil, elevando as temperaturas, podendo superar os 36°C, especialmente na região Oeste.

A Defesa Civil alerta para a necessidade de atenção, especialmente nas regiões do Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e Meio-Oeste catarinense. Apesar do calor intenso, o risco de chuvas e temporais persiste ao longo da semana.

De acordo com a previsão, as temperaturas mínimas variarão de 22/24°C no Litoral, 18/20°C no Oeste e entre 15°C e 18°C nos Planaltos e Meio-Oeste. As máximas durante as tardes superarão os 30°C na maioria do estado, atingindo 35/37°C no Extremo-Oeste e 33°C no Vale do Itajaí.

A terça-feira também se mantém quente, com temperaturas máximas ultrapassando os 30°C em quase todas as regiões, podendo chegar aos 35°C e 36°C no Oeste e Extremo-Oeste. No entanto, esse calor intenso pode resultar em chuvas e temporais isolados em todo o estado, segundo alerta da Defesa Civil. A população é aconselhada a acompanhar as atualizações meteorológicas para se preparar adequadamente.

A terça-feira (6) será mais um dia de muito calor em todo Estado com temperaturas máximas superando os 30°C em praticamente todas as regiões. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

A terça-feira (6) será mais um dia de muito calor em todo Estado com temperaturas máximas superando os 30°C em praticamente todas as regiões. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

No amanhecer, temperaturas entre 13°C e 17°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana e entre 20°C e 23°C nas demais regiões.

Temperaturas em rápida elevação ao longo da quarta-feira

As condições seguem típicas de verão em Santa Catarina nesta quarta-feira (7). Segundo a Defesa Civil, o dia começará com predomínio de tempo firme e as temperaturas apresentando rápida elevação, o que deve proporcionar calor e sensação de abafamento.

No período da tarde, a conjunção de calor e umidade em um ambiente atmosférico instável cria condições propícias para o surgimento de temporais isolados em todo o Estado. Esses eventos podem resultar em chuvas localmente intensas, com um risco avaliado como baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas ficam muito semelhantes aos dias anteriores com marcas de até 35/37°C em áreas do Oeste e Extremo-Oeste com valores pontualmente mais altos.

Forte calor segue predominando em Santa Catarina?

Entre a quinta (8) e sexta-feira (9), o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com o Extremo-Oeste e Oeste registrando as maiores marcas: entre 36°C e 38°C com valores pontualmente mais altos.

Além disso, o forte aquecimento segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isoladas, entre as tardes e noites, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

#VerãoSC #Clima #Temporais #SantaCatarina

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!