O objetivo de dar total transparência ao cidadão sobre suas consultas com especialistas e exames nas mais diversas áreas.
A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez o lançamento, na manhã desta sexta-feira (10), do “Programa a Fila Anda”, que será contínuo e tem o objetivo de dar total transparência ao cidadão sobre suas consultas com especialistas e exames nas mais diversas áreas, além de reforçar o empenho da equipe da Saúde pública de Capivari de Baixo na agilidade e acompanhamento de todo o processo.
O prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa e o secretário de Saúde, Everson Martins, participaram do ato, que contou ainda com a presença de vereadores, servidores do Executivo e Legislativo. Várias requisições foram distribuídas ao cidadão durante o lançamento do Programa, considerado, segundo o prefeito, essencial para que o serviço público de saúde do município esteja entre os mais adequados do Estado.
“Recebemos um repasse anual do governo federal para aplicação no atendimento básico, todo resto é emprego de recurso próprio. A Fila Anda demonstra nossa prioridade à saúde e, acima de tudo, ao direito e ao bem-estar do capivariense”, resume Dr. Vicente.
Entre as ações já colocadas em prática recentemente pela equipe de Regulação, já foi definida uma média de 50 mamografias liberadas ao mês, via credenciamento. Há um grande esforço do Executivo na tentativa de zerar mais esta área. Entre agosto e setembro, foram 174 exames a mais pelo CIsAmurel. Nos últimos dois meses, Capivari de Baixo alcançou um número surpreendente de 389 mamografias liberadas durante a campanha Outubro Rosa, o que fez zerar a fila no município para esta especialidade.
De acordo com a médica Ana Paula da Conceição Vieira, coordenadora do serviço de Regulação da Secretaria de Saúde, nas classificações dos pacientes em vermelho, os exames e as consultas com especialistas são liberados em até uma semana, nas amarelas em, no máximo, um mês. "Tudo isso gera pelo menos 350 exames mensais", elenca a profissional, que destaca o esforço constante da equipe.
Entre janeiro e julho, por exemplo, no campo de alta complexidade, o município já havia conseguido a liberação de quatro angiorressonância, sete angiotomografia, dez cateterismo, cintilografia do miocárdio, 50 Ressonância Magnética (RNM), 126 exames diversos e 138 tomografias em geral. As filas de todos esses chegaram a ficar zeradas.
Os credenciados prestadores de serviço são a Clini-X; Ortoimagem; HNSC; Hospital São José; e Florianópolis, todos por meio do convênio CisAmurel.
“Hoje (esta sexta), foi dado um grande passo. Queremos aprimorar, modernizar e estender, a cada mês, o serviço de saúde pública, colocando Capivari de Baixo como referência. Para isso, programas como este dão o norte de sucesso, além do projeto do Pronto Atendimento, inicialmente de 12 horas por dia, depois transformá-lo em um PA 24 horas, e também buscar acrescer o leque de especialidades médicas e exames. Tudo isso transformará nosso município. Temos total aval do prefeito, que é médico e sempre fez questão de colocar a Saúde e a Educação como prioridades na gestão”, conclui Everson.