O principal sintoma nos quadros brandos são olhos e pele amarelados.
Nesta época de cheias, os ratos podem deixar um rastro perigoso: a leptospirose.
A Secretaria Municipal da Saúde faz um alerta sobre os riscos de uma doença grave no pós-enchente.
É infecciosa e causada por uma bactéria chamada leptospira presente na urina de ratos ???? e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose às pessoas.
O principal sintoma nos quadros brandos são olhos e pele amarelados. A urina também sai escura e em menor quantidade e surgem febre e dor muscular, especialmente nas panturrilhas e nas pernas, além de mal-estar, olhos vermelhos, tosse, cansaço, náuseas, diarreia, manchas vermelhas no corpo e meningite.
O tratamento para leptospirose deve ser indicado pelo clínico geral ou pelo infectologista e, normalmente, é feito em casa com o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Doxiciclina, por pelo menos sete dias. Para aliviar a dor e os desconfortos, o médico também poderá indicar o uso de Paracetamol. Fique atento, qualquer sintoma procure o posto de saúde do seu bairro ou o Pronto Atendimento de Capivari de Baixo.
Para limpar os locais que sofreram com alagamentos ou enchentes Aplique basta aplicar uma solução de uma xícara e meia (360 ml) de água sanitária e 5,6 L de água quente. Higienize bem o espaço usando uma toalha de papel e jogue fora imediatamente. Não reutilize as luvas usadas para limpar o chão ou lave-as bem em água quente e sabão.
No Brasil, a leptospirose é uma doença endêmica, tornando-se epidêmica em períodos chuvosos como os últimos dias, devido às enchentes associadas à aglomeração populacional, as condições inadequadas de saneamento e à alta infestação de roedores infectados que podem ter vindo de redes subterrâneas escapando das cheias.