Além das castrações, o programa também contempla a identificação e microchipagem dos animais atendidos em Laguna.
O programa de castração de animais de rua em Laguna, completa doze meses de atuação com o total de 800 cães e gatos esterilizados. A ação é realizada pela Secretaria de Pesca e Agricultura através da Gerência de Bem Estar Animal. Além das castrações, o programa também contempla a identificação e microchipagem dos animais atendidos.
"Hoje finalizamos a entrega de mais uma tonelada e meia de ração. São 7 meses do Programa Banco de Ração , com o montante de 10 toneladas e meia de ração distribuídas a protetores e cuidadores do nosso município", destacou a Secretária de Pesca, Patrícia Paulino.
Convênio para castrações:
A disponibilização dos serviços veterinários só foi possível através do repasse de R$124 mil para projeto através de um convênio com clínica de medicina veterinária responsável pelas operações.
Entenda a necessidade de castração destes animais:
Castração define-se como um tipo de cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, que tem o objetivo de impedir que esses animais se reproduzam desordenadamente. Para tanto, é necessário que exista um local adequado para realização do procedimento, bem como cuidados pós-cirúrgicos. A importância da castração desses animais está relacionada ao controle populacional dos mesmos, prevenindo, reduzindo e eliminando a mortalidade desnecessária e as causas de sofrimento destes animais, além da prevenção de uma série de doenças.
No município de Laguna essa superpopulação de animais errantes já tornou-se um problema de saúde pública, pois infelizmente a maior parte dos animais não conseguem um lar e acabam ficando pelas ruas, sendo vítimas de maus tratos, sede, fome, doenças e outros males.
Estudos indicam que em um período de 06 (seis) anos uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 (sessenta e quatro) mil filhotes, o que demonstra a necessidade da medida.