Pelo cronograma adolescentes até 12 anos receberão ainda esta semana a vacina contra a Covid-19.
Contagem regressiva para que Capivari de Baixo conclua seu esquema vacinal contra a Covid-19 - ao menos com a aplicação da primeira dose - na população apta pelos laboratórios e Anvisa neste ano. A partir de hoje faltarão somente os adolescentes de 12, 13 e 14 anos, já que os adolescentes de 15 poderão se imunizar nesta segunda-feira, das 16 às 20 horas, na ESF Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110.
As crianças (6 meses a 11 anos) deverão ser vacinadas somente em 2022, conforme cronograma federal. O prefeito Dr. Vicente Costa, um dos grandes defensores da vacina, orienta os moradores de não deixar passar a data da segunda dose e comemora a adesão dos capivarienses nesta busca pela vida. "Tem sido uma guerra de muitas perdas. Foram 80 vidas de cidadãos da nossa cidade. Esperemos que não haja mais casos graves. Nunca nos esqueceremos desta pandemia, mas ela ainda não acabou. Somos fortes e juntos vamos vencê-la. Sigamos nos imunizando e concluamos nosso esquema vacinal para que possamos proteger uns aos outros", orienta o gestor, que é médico e também já trabalhou na linha de frente no combate ao novo coronavírus.
O novo cronograma de vacinação foi divulgado no fim da tarde da última sexta-feira (3), pela Vigilância Epidemiológica do município, e inicia na segunda com a imunização de doses complementares aos que receberam a primeira vacina AstraZeneca entre maio e junho, mas com intervalo de 70 dias até agora, além da repescagem para quem tem 16 anos ou mais, das 7h30min às 11h30min, e das 13h15min às 15h30min, também no posto Centro II. O mesmo público será atendido no horário citado na quarta (8), quinta (9) e sexta (10).
"É bom reforçar que o adolescente só poderá receber sua dose se estiver acompanhado de um responsável, e ambos com documentos pessoais, além de um comprovante de residência", informa a secretária de Saúde Andréa Paes, que faz questão de acompanhar todo processo. "É nosso dever cuidarmos da população, vacinar com segurança e organizar o melhor sistema durante a campanha. Venha se proteger você também", convida.
Campanha segue em 2022
Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autorizou a aplicação de nenhuma vacina contra a Covid-19 em crianças. O imunizante da Pfizer é o único com autorização para ser usado em adolescentes (12 aos 17 anos) e já é aplicado nesta faixa etária em diversas cidades do país, assim como em Capivari de Baixo, uma das mais adiantadas de Santa Catarina.
O que se sabe sobre as vacinas em relação às crianças?
Pfizer: No Brasil, a vacina da Pfizer tem a autorização da Anvisa para ser aplicada em pessoas a partir dos 12 anos. A farmacêutica, em parceria com a BioNTech, já iniciou os estudos para verificar a segurança e a eficácia do imunizante na faixa etária entre 6 meses e 11 anos de idade. A expectativa é de que os primeiros resultados da pesquisa sejam publicados até o final deste ano.
AstraZeneca: a Universidade de Oxford chegou a anunciar um estudo sobre o uso da vacina na faixa etária entre 6 e 17 anos, mas suspendeu as pesquisas depois que problemas envolvendo coágulos sanguíneos raros foram notificados em adultos vacinados com o imunizante.
CoronaVac: a Anvisa negou o pedido do Instituto Butantan para ampliar a autorização de uso emergencial da vacina para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. Segundo a agência, os dados apresentados sobre a segurança e a eficácia do imunizante na faixa etária foram considerados insuficientes, assim como o número de participantes do estudo. Na China, país onde o imunizante foi desenvolvido, a aplicação foi liberada para a população pediátrica a partir dos 3 anos com base nos resultados dos estudos de fase 1 e 2; a fase 3 ainda não foi concluída.
Janssen: a Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, tem a aprovação da Anvisa para realizar testes da vacina em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos no Brasil, mas não há uma previsão sobre quando o imunizante será testado em crianças.