De acordo com o secretário da Pasta, Everson Martins, somente em março (Mês da Mulher), uma importante fila foi zerada.
O Programa ‘A Fila Anda’, desenvolvido pela Prefeitura de Capivari de Baixo e colocado em prática a partir do último dia 10 de dezembro, tem alcançado resultados inéditos na saúde pública local. A inauguração do Centro de Especialidades Médicas (CEM), nesta quarta-feira (30), por exemplo, além do aumento da oferta de exames de média e alta complexidade, e de consultas, já apontam avanços significativos na área.
De acordo com o secretário da Pasta, Everson Martins, somente em março (Mês da Mulher), uma importante fila foi zerada. “Foram realizadas 146 mamografias somente em 30 dias, um número surpreendente e que merece ser enaltecido. São fatos. Há muito planejamento da Gestão, mas justamente assim possamos atuar de forma certeira. Trabalhamos com resultados e isso demonstra o quão amplo é o empenho de todos os envolvidos. O principal beneficiado é o cidadão, neste caso as mulheres. Focar na prevenção de câncer de mama salva muitas vidas”, sublinha o secretário.
Além de oncologistas, a Prefeitura mantém contratos com uma vasta lista de médicos credenciados de diversas áreas. Esses atendimentos ocorrem, geralmente, em Capivari de Baixo ou em Tubarão, justamente para refletir em mais comodidade aos pacientes.
Em relação ao CME, aberto desde a última quarta, o capivariense já pode contar com atendimento de ortopedista, cardiologista, ginecologista, pediatra, médico do trabalho, psicólogo e psiquiatra ambulatorial, neste primeiro momento. Além desses, um infectologista já atua na Vigilância em Saúde (Centro II).
O CEM funciona anexo ao Pronto Atendimento (PA), na rua Tarcísio Vilella, 1450, bairro Caçador, e fica aberto de segunda a sexta, sempre seguindo as demandas e agendas organizadas pela equipe dos Sistema de Regulação (SisReg).
“Programa a Fila Anda”
É contínuo e objetiva dar total transparência ao cidadão sobre suas consultas com especialistas e exames nas mais diversas áreas, além de reforçar o empenho da equipe da Saúde pública de Capivari de Baixo na agilidade e acompanhamento de todo processo.
De acordo com a médica Ana Paula da Conceição Vieira, coordenadora do serviço de Regulação da Secretaria da Saúde, nas classificações dos pacientes em vermelho, os exames e as consultas com especialistas são liberados em até uma semana, nas amarelas em, no máximo, um mês. Tudo isso gera quase 400 exames mensais.