As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são aplicadas gratuitamente através do Cespi.
Braço do Norte está entre as cidades escolhidas para apresentar sua experiência com o CESPI – Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas, da Secretaria de Saúde de Braço do Norte, no Fórum Parlamentar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que acontece durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), promovido pela Fecam, em Florianópolis, nos dias 9, 10 e 11 de agosto.
A ideia, conforme o secretário de Saúde, Sérgio Arent, é expor aos outros Municípios as práticas exitosas do Cespi. “Para se ter ideia da importância das práticas integrativas, foram quase 400 atendimentos no Cespi no mês de julho”, confirmou.
Entre os benefícios de realizar as práticas integrativas está a melhora do bem-estar, recuperação pode ser mais rápida do que o convencional, menor dependência de medicamentos e redução de procedimentos invasivos. “Além de promoverem maior disposição, engajamento e o bem-estar das pessoas, geram uma atitude positiva frente aos desafios e estabelecem a harmonia emocional, mental e física”, complementou Sérgio.
A apresentação foi realizada pela enfermeira e acupunturista Eliane Cristina Martins, que apresentou alguns voluntários que já foram pacientes do Cespi e que hoje atuam no auxílio aos pacientes. Estavam presentes os consteladores familiares Emerson Mattei e Nádya Niehues Becker, o quiropraxista Cid José Teixeira, os reikianos Cristiane do Nascimento, José Adão Araújo da Silva e Mariani da Rosa Pereira, as terapeutas bioenergéticas Mariane Lopes Maier e Onélia Meurer da Silva, a hipnóloga Renice Marques e a benzedeira e terapeuta da terra Maria do Carmo Silva Santos.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são aplicadas gratuitamente através do Cespi. Os interessados podem solicitar a inclusão às enfermeiras de suas unidades de saúde.