O Ministério não enviou uma nova remessa de doses aos municípios, inclusive Tubarão.
No início de 2023, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica, recomendando a aplicação da primeira dose de reforço a crianças de 5 a 11 anos nos municípios brasileiros, devido o aumento da circulação das variantes do vírus da Covid-19. Apesar da “autorização”, o Ministério não enviou uma nova remessa de doses aos municípios, inclusive Tubarão.
Considerando a recomendação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), disponibiliza para a aplicação em crianças de 5 a 11 anos, um total de 500 doses, que vencem no próximo dia 31. Vale destacar que após o vencimento, as doses da vacina são descartadas.
Após o esquema primário ser completo, as doses de reforço, tanto em adultos como nas crianças, devem ter um intervalo mínimo de 4 meses. A segunda dose de reforço também está disponível para pessoas de 18 anos ou mais, que receberam a vacina Janssen (dose única), ou para pessoas de 25 anos ou mais.
A terceira dose de reforço está disponível em pessoas de 40 anos ou mais, que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única). Confira a nota técnica do Ministério da Saúde na íntegra.