Mesmo com o resultado, 13 localidades estão com risco potencial alto para a enfermidade.
Santa Catarina teve uma melhora no cenário pandemia da Covid-19 em relação à semana passada. Segundo o mapa de risco da doença, atualizado neste sábado (12), o estado tem 13 regiões classificadas como risco potencial alto (em amarelo) e quatro em risco moderado (em azul).
Houve melhora nos indicadores do Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera e Laguna, que passaram do nível alto para o moderado, juntando-se a região do Vale do Itapocu.
As demais regiões como o Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê se mantiveram no nível amarelo.
O mapa de risco é composto pela avaliação de vários critérios. A classificação do governo do estado vai de gravíssimo para grave, alto e moderado.
Mudanças
Segundo o Governo, a partir da próxima semana, haverá uma alteração no indicador de monitoramento, que passará a expressar o indicador de cobertura do esquema primário (duas doses ou dose única) para toda a população catarinense, juntamente com a cobertura da dose de reforço para a população acima de 60 anos de idade.
A mudança, de acordo com a administração estadual, ocorre para representar melhor a situação da vacinação no estado.
A nova matriz será apresentada em reunião prevista para a terça-feira (15).
Covid-19
De acordo com o boletim de sexta-feira (11), havia 1.536.862 de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no estado. Até esta data, 20.954 óbitos foram causados pelo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,36%.
Atualmente, há 1.040 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 889 estão ocupados, sendo 300 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 85,5%.