O projeto é um piloto que teve as inscrições encerradas em dezembro, contando com 10 participantes
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Do total, mais de 7 milhões das mortes são resultantes do uso direto do produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Para contribuir com a redução destes números, a Prefeitura Municipal de Gravatal através da Secretária de Saúde e a Regional de Saúde de Tubarão estão promovendo o “Grupo de Combate ao Tabagismo”.
O projeto é um piloto que teve as inscrições encerradas em dezembro, contando com 10 participantes. A coordenadora do projeto, a enfermeira Miriam da Silva Martins, explicou que o grupo contará com acompanhamento psicológico e farmacológico.
“O tabagismo trata-se de um transtorno mental e comportamental em razão do uso de substância psicoativa. Por isso, vamos trabalhar no grupo através da escuta ativa e da vivência dos participantes, um acompanhamento terapêutico e medicamentoso, auxiliando estas pessoas a deixarem de fumar”.
Os encontros devem acontecer em breve com a participação de profissionais especializados, como farmacêutico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiro. Neste primeiro momento, as reuniões acontecerão no Centro de Especialidades Médicas. Há uma expectativa para que a partir de março sejam criados grupos nas comunidades de Gravatal.
Os interessados em obter mais informações podem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.