Duas turmas de médicos e enfermeiros já foram capacitadas na formação em ACLS, que auxilia no atendimento do paciente em estado grave.
A ideia é incentivar o raciocínio crítico e as estratégias para as tomadas de decisões — o que, nas emergências cardiovasculares, podem salvar a vida do paciente. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), há 360 mil óbitos decorrentes de doenças cardiovasculares todos os anos, sendo essa a principal causa de morte no país.
Se pensarmos que fatores de risco como obesidade e sedentarismo são comuns na população brasileira, não há boas perspectivas para que esses índices diminuam. Isso tem levado hospitais, unidades de pronto atendimento e outros centros de saúde, públicos ou privados, a capacitarem cada vez mais os profissionais para o atendimento cardíaco, pois uma assistência realizada de maneira adequada e rápida pode aumentar bastante a chance de sobrevivência dos pacientes.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição é uma das instituições que iniciou este mês o programa de ACLS — Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, curso que habilita enfermeiros e médicos no suporte cardiovascular avançado. A formação é uma das principais do mundo voltadas ao atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR) e emergências como arritmias, infarto ou acidente vascular cerebral.
Dessa maneira, trata-se de um programa de referência e qualidade na área, sendo indispensável para quem quer trabalhar em setores de Urgência, Unidades de Terapia Intensiva, Serviços de Urgência Móvel ou Cardiologia, entre outros. O curso foi oferecido pelo HNSC para duas turmas de enfermeiros e médicos dos setores clínicos, emergência, pronto atendimento e educação continuada dos dias 10 à 12/12/2021. Além das aulas teóricas de Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, Prevenção de PCR e Times de Alto Desempenho, os participantes têm uma formação bastante prática com simulações de casos reais.
Ou seja, o curso proporciona uma vivência nesse tipo de situação para que o profissional saia preparado para atender estas ocorrências. Segundo o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira, este é um curso muito importante para as equipes de respostas rápidas em um hospital, pois fornecesse aos profissionais as informações e habilidades necessárias para atender quem apresenta qualquer emergência cardiovascular pré-parada.
Segundo ele, como o treinamento é baseado em simulações de situações reais em estações práticas, eles saem muito mais pronto para o mundo real. “Lidar com problemas tão sérios e que podem salvar vidas dentro de um hospital, não é fácil. Por isso, é preciso contar com o esforço em conjunto de todos os envolvidos, trabalhando com o máximo de atenção para cumprir suas funções de maneira eficaz”, ressalta Teixeira. “O curso ACLS aposta, também, em dinâmicas de grupo, lapidando a comunicação, o que faz muita diferença no atendimento”.