Espaço possibilita a realização de diversos procedimentos e atendimentos que podem ser simulados tais como punção venosa, infusão de medicamentos, passagem de cateteres, parada cardiorrespiratória, entre outros.
Com objetivo de capacitar profissionais das áreas assistenciais o Hospital Nossa Senhora da Conceição criou o Laboratório de Práticas Simuladas, um espaço que fica sob os cuidados do setor de Educação Continuada, próximo às unidades de internação.
Este espaço surgiu com a chegada da pandemia, onde a instituição se deparou com a necessidade de atualizar procedimentos e técnicas já realizadas pela equipe multidisciplinar, além de capacitar os colaboradores para as novas mudanças que ocorriam com maior frequência em decorrência da nova situação mundial. Isso, principalmente no que se refere a uso de EPIs, realização de procedimentos invasivos, prevenção da transmissão do vírus dentro e fora da instituição, entre outros.
O laboratório simula um quarto de internação hospitalar e é constituído de equipamentos e materiais reais, que habitualmente são utilizados na assistência ao paciente, possibilitando uma metodologia de treinamento inovadora pela simulação de cenários clínicos e experiências da vida real.
Além disso, o hospital adquiriu três novos manequins sendo eles adulto, pediátrico e neonatal, que possibilitam a realização de diversos procedimentos e atendimentos que podem ser simulados tais como punção venosa, infusão de medicamentos, implante de cateteres, parada cardiorrespiratória, intubação, aspiração de vias aéreas, tratamento de feridas, verificação de sinais vitais, entre outros.
Os manequins estão disponíveis também para serem utilizados em outros locais como as unidades assistenciais. O setor de Emergência, por exemplo, realizou uma atividade realística simulando uma parada cardiorrespiratória em um paciente neonatal. De acordo com a enfermeira da emergência, Jaqueline dos Reis Miranda a prática foi única e produtiva. “A atividade nos ajudou muito, principalmente, porque conseguimos fixar melhor todas as etapas de atendimento ao paciente. No final conseguimos fazer um feedback com a equipe e apontar as sugestões de melhorias. Vejo que dessa forma garantimos ainda mais a segurança dos nossos pacientes”.