Dados foram divulgados no Mapa de Risco deste sábado (15); maioria das regiões tem risco gravíssimo para transmissão da doença
Santa Catarina tem 15 regiões com risco alto para a Covid-19 e duas com nível moderado para a doença, segundo dados divulgados pelo governo estadual neste sábado (15), através do mapa de risco. Na semana passada, apenas duas regiões apresentavam altos riscos.
O levantamento aponta um aumento no número de contaminações, acompanhado de baixa taxa de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos em praticamente todo o Estado, com “boa capacidade de atenção hospitalar de alta complexidade disponível para tratamento de Covid-19”.
Neste sábado, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos está em 64,6%. Para detalhar, o SUS (Sistema Único de Saúde) conta com 1.114 equipamentos, sendo que 720 estão ocupados e 144 deles são usados por pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus.
Quanto às taxas de transmissão da doença, o mapa aponta risco gravíssimo em 15 das 17 regiões de Santa Catarina e duas regiões em nível alto. Os dados para elaboração do mapa de risco são coletados semanalmente, nas sextas-feiras, pela Secretaria de Saúde.
Na sexta-feira (14), Santa Catarina bateu recorde de casos ativos para a doença, chegando em 45.915 pessoas contaminadas na data. O pico anterior mais alto de casos ativos aconteceu em 12 de março de 2021, com 38.738 contaminados.