Caio pediu uma atualização do projeto e dos valores necessários para a construção da nova emergência do HNSC para que esse assunto possa ser tratado oportunamente junto ao Governo do Estado a partir do retorno do prefeito Joares Ponticelli.
O prefeito em exercício Caio Tokarski recebeu, nesta quinta-feira (17), na Sala de Atos, a visita de um grupo de diretores do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Entre os temas discutidos no encontro estavam o projeto da nova emergência do hospital e a apresentação do novo modelo de gestão da Congregação Santa Catarina, responsável pelo HNSC.
Na ausência do diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, que faz parte da missão tubaronense em Israel, o gerente de Saúde Carlos Alexandre das Neves e o gerente administrativo Marcelo Ribeiro acompanharam a reunião. Mesmo não tendo participação direta nas responsabilidades do HNSC, a prefeitura sempre foi bastante envolvida na busca de soluções para a entidade, principalmente no que diz respeito à emergência, que o município repassa mais de R$ 2,3 milhões por ano a título de convênio.
“A prefeitura sempre foi uma parceira do hospital. Sabemos das nossas responsabilidades, por mais que a gestão da saúde na média e alta complexidade seja do Estado, não é no Estado que as pessoas vivem, e sim em um município. Apresentamos que em breve teremos o Centro de Referência em Saúde Dr. Manoel Bertoncini que vai reduzir o atendimento na baixa complexidade, e assim minimizar os problemas do hospital e ajudar a melhorar a qualidade dos serviços para quem os procura no HNSC”, ressalta Caio.
Caio pediu uma atualização do projeto e dos valores necessários para a construção da nova emergência do HNSC para que esse assunto possa ser tratado oportunamente junto ao Governo do Estado a partir do retorno do prefeito Joares Ponticelli.
O hospital já tem um projeto para a construção de uma nova ala de emergência. Os custos de execução hoje estariam em torno de R$ 15 milhões.
“A emergência é um grande gargalo e precisamos resolver isso com urgência. O que discutimos foi um apoio político para caminharmos com esse projeto e fazermos uma nova emergência. Temos que construir um novo anexo ao hospital, criar um ‘pulmão’ onde colocaríamos os serviços de emergência”, destaca o diretor-executivo Fábio Tadeo Teixeira.
Quanto à parte administrativa e de gestão do HNSC, o prefeito em exercício e os outros dois gestores da Saúde do município foram apresentados ao presidente do Conselho de Administração da Rede Santa Catarina Wilson Carnevalli e à irmã Maria Aparecida, vice-presidente do Conselho Administrativo.