Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C
SAÚDE

Profissionais de saúde da região recebem capacitação sobre cuidados paliativos

Formação é gratuita para os profissionais de saúde, e está sendo oferecida por meio do projeto elaborado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e aprovado pelo PRONON .

Tubarão - SC, 28/04/2022 10h56 | Atualizada em 28/04/2022 14h52 | Por: Redação | Fonte: HNSC
O curso, que tem duração prevista de seis meses e está divido em oito encontros presenciais, conta com vários temas sobre cuidados paliativos. Foto: HNSC

Iniciou nesta segunda-feira (25), no auditório da Faculdade Senac, em Tubarão, o Curso Livre de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos, oferecido pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde. Intitulado “Capacitação Multidisciplinar em Cuidados Paliativos para Melhoria do Atendimento de Pacientes Oncológicos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”, o projeto foi viabilizado com as doações incentivadas da sociedade civil, oportunizando 150 vagas gratuitas a profissionais da área da saúde de nível médio, técnico e superior que atuam no HNSC e na rede de atenção oncológica da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Segundo a coordenadora do projeto e enfermeira de formação, Ariane Scotti de Almeida, o objetivo do curso é aprofundar o conhecimento dos profissionais, especificamente, sobre cuidados paliativos. Todo o conteúdo tem uma visão centrada no paciente, na formação de profissionais multiplicadores e sensibilizadores para atuação nesta área.  “Cinquenta vagas foram oferecidas para os profissionais do HNSC, e as demais distribuídas entre nos serviços da rede de atenção oncológica de Tubarão e Região”, ressalta. “A intenção é também promover o fortalecimento desta rede por meio de ações educativas, possibilitando o desenvolvimento destes profissionais e mais ações voltadas aos pacientes que hoje se encontram em cuidados paliativos.

Ela explica que os cuidados paliativos centram a atenção na qualidade e não na duração da vida do paciente, oferecendo assistência humana e compassiva para aqueles que se encontram nas últimas fases de uma doença que já não pode mais ser curada. “O cuidado paliativo garante que este paciente tenha mais dignidade, conforto e qualidade de vida nos estágios avançados da doença oncológica. 

O diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeu Teixeira, que deu boas-vindas aos alunos na aula inaugural, afirma que - de modo geral - os serviços de saúde no Brasil não estão preparados para ofertar uma assistência adequada nesta fase, e reforça a importância da formação em cuidados paliativos na região. “Acredito que este curso vem como uma grande oportunidade, não só para nossos colaboradores, como para todas os profissionais que atuam nesta área, contribuindo para que os pacientes em tratamento tenham garantido sua dignidade, assim como toda a família envolvida no processo”, pondera. “Como gestor, fico satisfeito em ver nossa instituição contribuir para algo tão positivo na área de humanização em saúde, e do trabalho em rede que está sendo feito com os gestores municipais de saúde da região”.

O curso, que tem duração prevista de seis meses e está divido em oito encontros presenciais, conta com vários temas sobre cuidados paliativos como: espiritualidade, finitude do homem e processo de luto, assistência multidisciplinar, nutrição, assistência social, psicologia, aspectos éticos, bioéticos e legais da área, entre outros.  O corpo docente do Curso Livre em Cuidados Paliativos é formado por professores especializados e aptos a ministrar aulas de acordo com as disciplinas propostas na estrutura curricular.

PRONON - O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) foi criado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da oncologia. O objetivo do programa é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas. A partir dele, vários projetos ligados à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer são beneficiados em todo o Brasil, por meio da destinação de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas - são as chamadas doações incentivadas.  

Em 2019, o Ministério da Saúde aprovou o projeto “Capacitação multidisciplinar em cuidados paliativos para melhoria do atendimento de pacientes oncológicos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”, elaborado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e, com as doações incentivadas da sociedade civil, o projeto foi viabilizado. A execução da iniciativa foi iniciada em novembro de 2021, com previsão de término em novembro de 2022.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!