Esta foi a primeira edição do curso de Atendimento em Serviços de Saúde, que capacitou soldados em exercício do serviço militar obrigatório.
Ocorreu hoje na 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, em Tubarão, a formatura de 30 soldados no projeto Saúde em Campo, iniciativa da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) através de seu Núcleo de Saúde, do Comando do Exército, Prefeitura de Tubarão e Senac.
Esta foi a primeira edição do curso de Atendimento em Serviços de Saúde, que capacitou soldados em exercício do serviço militar obrigatório, para atuarem no suporte ao atendimento do público nas instituições de Saúde da cidade. Totalizando 80 horas/aula, o curso teve encontros duas vezes por semana, tanto no Senac, quanto no Exército, incluindo aulas práticas e teóricas, com orientações para prestar os primeiros atendimentos de socorro e transporte.
Para o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, o momento de pandemia reforçou as demandas das instituições de Saúde, salientando a importância do curso. “Esta é sem dúvida uma oportunidade que contribuirá com a profissionalização deste jovens, o que certamente lhes trará resultados muito positivos na carreira e na vida”, afirmou.
Para o coordenador do Núcleo de Saúde da ACIT, formado por empresas da área, Fábio Vandresen, a ideia e o projeto existem graças à possibilidade desta troca entre as empresas de um mesmo segmento, na ACIT. “A cidade está vocacionada para a Saúde. Poder contar com mão-de-obra para dar este suporte, é essencial para o trabalho desenvolvido aqui”, explica.
Esta é a segunda experiência deste tipo na cidade. A primeira foi na área de Tecnologia da Informação, também fruto de parceria entre a ACIT, por meio do Núcleo de TI da entidade, Exército, Prefeitura de Tubarão e IFSC. A formatura do primeiro curso foi realizada no dia 13 de fevereiro de 2020, capacitando na época, 32 soldados no curso Introdução à Programação e Cultura Organizacional.