Imbituba e São Ludgero são municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti na Amurel.
Capivari de Baixo entra na lista de alerta máximo contra a Dengue após a Vigilância de Endemias do município ter confirmado, na semana passada, um caso da doença. É um paciente que contraiu a enfermidade em Tubarão.
Imbituba e São Ludgero são municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti na Amurel. A intenção das autoridades capivarienses é evitar que o mosquito transmissor se instale na cidade.
Por isso, a Secretaria da Saúde montou, desde o fim de abril, uma força-tarefa para combater esta proliferação das larvas do inseto. Na sexta-feira (20), uma rodada de palestras de conscientização, nas escolas públicas, foi encerrada. As agentes de Endemias, a gerente de zoonoses e a coordenadora da vigilância em saúde atuaram na ação.
Para o prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, que ministrou uma dessas palestras, os estudantes são aliados da Prefeitura no combate à Dengue em Capivari de Baixo. “Estamos levando para todas as escolas de nossa cidade, aulas e informações sobre o Aedes. Estudos mostram que as crianças e adolescentes têm papel fundamental na mudança de comportamento dos adultos. Então, levando essas informações até eles, poderão alertar seus pais, mães, avôs e avós. Não podemos deixar que a Dengue cresça por aqui também. Este combate depende de todos nós”, alerta o gestor público.
São medidas simples, tirando focos de água parada em pneus, pratos de vaso, caixas d'água e outros itens que já fazem a diferença. De acordo com o secretário da Saúde, Everson Martins, para que esta força-tarefa ganhasse ainda mais corpo, houve a recente capacitação de 70 servidores da sua Pasta. O grupo, formado por agentes comunitárias, enfermeiras e agentes de endemias, recebeu noções de fiscalização e atendimento preventivo.
Até drones estão sendo utilizados para realizar a varredura pelo município, principalmente em regiões com terrenos baldios, ferros-velhos e imóveis ‘abandonados’ ou fechados.
Perigo!
O mosquito Aedes aegypti é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito é infectado e pode transmitir a enfermidade a uma pessoa sadia.