A ação é alusiva à conscientização sobre o câncer de próstata, reforçada nesta época via Campanha Mundial Novembro Azul.
Assim como no mês de outubro, durante a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, quando a Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou um espaço no Parque Ambiental Encantos do Sul durante um dia, agora chegou a vez dos homens. Uma tenda ficará à disposição do público neste domingo, entre as 14 horas e 17 horas.
A ação é alusiva à conscientização sobre o câncer de próstata, reforçada nesta época via Campanha Mundial Novembro Azul. De acordo com a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, Caroline Zabot, no local, haverá um ambulatório de ISTs e uma equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além de vários servidores da Secretaria. Também serão encaminhados pacientes para consultas médicas nos postos e serão feitos controles de sinais vitais, glicemia e testes rápidos.
“É uma oportunidade de o cidadão cuidar da sua saúde no momento certo, que é a prevenção. O câncer de próstata é um dos que mais mata no planeta. Portanto, se houver um diagnóstico precoce, as chances de cura são praticamente de 100%”, atenta o secretário da Saúde, Everson Martins.
ESFs com horário estendido
Na próxima terça-feira, dia 16, os postos de Três de Maio, Centro II e Otto estarão abertos das 16 às 20 horas para atendimento exclusivo aos homens. No dia seguinte, quarta-feira, será a vez das unidades do Caçador e Santo André e, no dia 18 de novembro, o Santa Lúcia. Fechando as ações, os moradores da Vila Flor serão assistidos no dia 23. A ESF Ilhotinha já atendeu este público-alvo no último dia, abrindo a série.
#NovembroAzul
A campanha responsável pela conscientização sobre o câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. No Brasil, o pioneiro a adotar a campanha e nomeá-la de Novembro Azul foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, com objetivo de quebrar o preconceito do homem de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.