Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C
SAÚDE

SC tem primeiro caso de varíola dos macacos, em Florianópolis

Morador de São Paulo passou alguns dias na capital catarinense. Pessoas de Florianópolis que tiveram contato com ele são monitoradas, segundo prefeitura.

Florianópolis - SC, 08/07/2022 08h32 | Atualizada em 08/07/2022 08h32 | Por: Redação | Fonte: G1 SC
De acordo com balanço divulgado na quarta (6), o Ministério da Saúde registra 106 casos de varíola dos macacos no Brasil. Foto: Divulgação

O primeiro caso de varíola dos macacos em Santa Catarina foi confirmado em Florianópolis, informou a Secretaria Municipal de Saúde. O paciente mora em São Paulo e já voltou para o local de origem. A secretaria disse que as pessoas que tiveram contato com ele na capital catarinense estão bem e são monitoradas.

A confirmação ocorreu na quinta-feira (7). O paciente tem 40 anos e viajou recentemente para a Espanha, segundo a secretaria. Depois, passou alguns dias em Florianópolis. Ele foi avaliado e teve o diagnóstico.

A Secretaria de Estado da Saúde também confirmou o caso e destacou que não há transmissão da doença dentro de Santa Catarina.

Varíola dos macacos pelo país

De acordo com balanço divulgado na quarta (6), o Ministério da Saúde registra 106 casos de varíola dos macacos no Brasil. São Paulo, estado com maior número de infecções, tem 75 pacientes com a doença.

Especialistas ainda não sabem, exatamente, como a doença está sendo transmitida. Geralmente, a varíola dos macacos passa de animais para humanos. Transmissão sexual também é investigada.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

A Europa continua sendo a região mais afetada pelo vírus, com 85% dos casos. A doença, inicialmente endêmica em dez países africanos, começou a se multiplicar no continente europeu e já atinge ao todo 53 países.

Como se proteger?

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.

Os outros casos são 20 no estado do Rio de Janeiro, três em Minas Gerais, dois no Ceará, dois no Paraná, um no Rio Grande do Norte, um no Distrito Federal e dois no Rio Grande do Sul.

O ministério afirma que mantém contato direto com os estados “para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 73 permanecem suspeitos, sendo 66 do sexo masculino e 7 do sexo feminino.

O que é a varíola dos macacos?

O vírus da varíola dos macacos é da mesma família da varíola comum, mas menos grave e prevalente, e por isso as chances de infecção de grandes populações é considerado baixo.

Os sintomas iniciais costumam surgir dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais). Após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!