Governo estadual atualizou neste sábado a situação da pandemia. Data para lançamento da Matriz de Alerta Epidemiológico também foi divulgada.
Santa Catarina tem todas as regiões em risco moderado (azul) para Covid-19, o índice mais baixo da matriz, segundo boletim do governo estadual deste sábado (16).
O novo mapa revela um progresso em relação à semana anterior, quando as regiões de Foz do Rio Itajaí e do Planalto Norte estavam em risco alto (amarelo) para o coronavírus.
"Houve mudanças nos indicadores de Gravidade da (região da) Foz do Rio Itajaí, que não registrou nenhum óbito na última semana, e de Transmissibilidade do Planalto Norte, que registrou uma
95% das cidades sem mortes.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, entre 9 e 15 de abril de 2022, 279 municípios catarinenses não registraram nenhuma morte por Covid-19, o que corresponde a 95% do estado.
Além disso, 117 (40%) municípios não notificaram novos casos de coronavírus. As cidades que tiveram maior número de registros foram Brusque (820 ), Itajaí (687 ), Joinville (406 ), Araranguá (37) e Florianópolis (376 casos).
Na sexta-feira (15), foram contabilizados 3.714 casos ativos em Santa Catarina. "A manutenção desse número de casos ativos não tem se refletido em aumento nas hospitalizações e mortes", diz o texto.
Mudanças na matriz de risco
Com o encerramento do decreto de emergência no Estado, a matriz passa por uma transição, informou o governo. A Matriz de Alerta Epidemiológico será lançada na segunda-feira (18). Segundo a SES, a ferramenta vai trazer indicadores de casos, hospitalizações, óbitos e cobertura vacinal para Covid-19 em cada um dos 295 municípios catarinenses.
A nova ferramenta pretende, segundo o governo estadual, facilitar a adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19, de acordo com as realidades municipais.