Everson Barbosa Martins, solicitou ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), a implantação de mais uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (Emaesm).
O secretário de Saúde de Capivari de Baixo, Everson Martins, assumiu o cargo na última segunda-feira (8) e, no dia seguinte, já participou de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Ampliada, em Criciúma. Na ocasião, solicitou, junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), a implantação de mais uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (Emaesm).
De acordo com Everson, é preciso voltar a atenção ao acompanhamento de pacientes que contraíram a doença e, de certa forma, tiveram ou têm algum impacto clínico (físico ou psicológico), além de assistência necessária aos cidadãos que perderam familiares.
“Em decorrência da pandemia da Covid-19, houve aumento da demanda de saúde mental, justificando a necessidade da implantação de mais uma equipe especializada”, observa o gestor. Ele complementa adiantando que já solicitou credenciamento da equipe do tipo I, que deve contar com um médico clínico-geral, um psicólogo e um assistente social.
Atualmente, Capivari de Baixo já possui o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que atende pacientes crônicos, com transtornos mentais severos. Já esses casos de menor complexidade seriam assistidos pela Emaesm.
A Região de Saúde da Amurel é composta por 18 municípios, com uma população de referência de aproximadamente 360 mil habitantes: Capivari de Baixo, Armazém, Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.
O que é CIR?
A Comissão Intergestores Regional é uma organização de instância colegiada, não paritária, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto pela Saúde (Portaria GM/MS 399, de 22 de fevereiro de 2006), constituindo-se em um espaço de planejamento, pactuação e cogestão solidária entre os gestores municipais de Santa Catarina.