A união dos municípios no combate é pela proximidade e por que muitas pessoas transitam pelas duas cidades.
Gestores das prefeituras de Tubarão e de Capivari de Baixo se reuniram nesta segunda-feira (16) para discutir encaminhamentos em torno da prevenção ao mosquito transmissor da dengue. Já são mais de 30 mil casos confirmados da doença em todo o Estado e as autoridades médicas e sanitárias estão mobilizadas para lidar da melhor maneira com o problema.
A reunião aconteceu na Sala de Atos da prefeitura de Tubarão e contou com a presença do prefeito Joares Ponticelli, do vice-prefeito Caio Tokarski e do diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) João Augusto Brancher Fuck. da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão esteve presente a enfermeira Chaiana Esmeraldino Mendes, enquanto o secretário de Saúde Everson Barbosa Martins representou o município de Capivari de Baixo.
Tubarão tem focos do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, mas na Amurel a situação preocupante está em São Ludgero e Imbituba, onde há uma infestação do mosquito, lembrou o diretor da DIVE.
Em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde contabiliza 33 casos suspeitos e nove confirmados, sendo que destes três são considerados graves. Apenas um desses casos a doença foi contraída no próprio município.
“Temos de tratar disso de maneira regional, Tubarão é polo na saúde, educação e comércio, recebendo milhares de pessoas e veículos. É preciso uma ação intensa de prevenção para evitarmos um problema maior”, ressaltou o prefeito Joares Ponticelli.
Nas últimas semanas os servidores da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão iniciaram uma série de capacitações sobre a dengue e a melhor maneira de atuar na prevenção e combate da doença.
População pode ajudar
As autoridades pedem que a população adote cuidados importantes para evitar a ação do mosquito transmissor da dengue. Veja algumas dicas:
Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;
Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;
Retirar água de plantas que acumulam água, como as bromélias;
Manter as piscinas sempre limpas;
Limpar as calhas;
Manter caixas de água e cisternas tampadas;
Descartar adequadamente objetos que acumulam água.