A vacinação para crianças teve início nesta segunda-feira (17) e até terça (18) o meio dia, 187 crianças receberam a primeira dose.
Após a confirmação de que nesta terça-feira (18), mais um quantitativo de doses da vacina contra a Covid-19 chegará no município, a ampliação de faixa etária foi determinada, e as crianças de 8 anos ou mais já podem receber o imunizante. A vacinação para crianças teve início nesta segunda-feira (17) e até terça (18) o meio dia, 187 crianças receberam a primeira dose.
As crianças de 5 a 7 anos que possuem comorbidades ou deficiência permanente, ou que vivem em lares com pessoas que possuem alto risco de evolução grave do vírus também estão autorizadas a realizar a aplicação da vacina.
Para comprovar que reside na mesma moradia que um idoso ou pessoa portadora de doença crônica, basta levar ao local uma autodeclaração assinada, a qual ficará retida para fins de auditoria.
São consideradas comorbidades ou deficiências permanentes:
- Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
- Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
- Cardiopatias congênitas e adquiridas;
- Doença hepática crônica;
- Doença renal crônica;
- Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,deficiência neurológica grave);
- Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica;
- Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
- Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
- Síndrome de down;
- Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir;
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar;
- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Para este grupo receber o imunizante, é necessário comparecer ao local portando um laudo médico ou exame comprobatório que indique a comorbidade ou deficiência; comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; documento oficial com indicação da deficiência; cartões de gratuidade do transporte público; laudo ou declaração emitido pela equipe multidisciplinar, que indique a condição de obesidade, deficiência ou comorbidade; autodeclaração física (na ausência de outro tipo de documento) para os casos de deficiência permanente grave.
A campanha de vacinação acontece no Centro de Vacinação da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, das 9 às 19 horas.