Segundo a secretaria de saúde do município o exame foi feito em um paciente através de sorteio. O município foi notificado na última quinta-feira.
A enfermeira Miriam da Silva Martins, que trabalha na Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, no Programa Sentinela, Covid, informou o caso da variante Delta detectada no município, pela Dive.
"Quando a imprensa divulga uma variante com casos já confirmados no país, devemos entender que já tem o risco alto de circular em todas as regiões", afirma Miriam. Segundo ela sobre a variante delta em Capivari de Baixo, o município foi comunicado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) somente na quinta-feira passada, dia 19. Não existe nenhum protocolo diferenciado de avaliação ou de critério de coleta.
Miriam explica que na quinta, quando questionei sobre o caso à Dive, foi comunicada que é feito um sorteio aleatório dos casos em cada município para testes (não avisam quais vão testar) e, neste sorteio, o paciente de Capivari foi positivo. O caso ocorrido foi do mês de julho.
"Reforçamos que a vacina é o único meio eficaz de combate à pandemia, temos inúmeros relatos que podemos narrar da diferença que faz uma família imunizada. Quando alguém que não é vacinado se contagia, os vacinados não sentem nada ou apenas têm sintomas leves. Temos, neste momento, dois casos de pacientes de Capivari em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que negaram a vacina", ressalta Miriam.