Polícia Civil Combate Organização Criminosa Responsável por 10 Roubos de Cargas; Mandados de Prisão e Busca são Cumpridos
Nesta quarta-feira, dia 5, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está em ação desde as primeiras horas para desarticular uma perigosa organização criminosa responsável por pelo menos dez furtos de cargas no Paraná e em Santa Catarina. A operação, que conta com o apoio da Polícia Civil catarinense, visa cumprir 39 ordens judiciais contra os envolvidos nesse esquema delituoso.
Entre as ordens judiciais estão o sequestro de um veículo, 12 mandados de prisão preventiva, 12 bloqueios de contas bancárias e 14 mandados de busca e apreensão. A ação ocorre simultaneamente na capital paranaense e em diversas cidades de Santa Catarina, como Barra Velha, Joinville, Santa Rosa do Sul, São Francisco, Tijucas e Morro da Fumaça.
Durante as investigações, a PCPR descobriu que a organização criminosa recrutava motoristas para simularem roubos de cargas, porém, na realidade, eles eram cúmplices do furto das mercadorias e dos caminhões. Os motoristas, então, compareciam às delegacias para registrar boletins de ocorrência falsos, enquanto, na verdade, já haviam entregado as cargas.
"Andamos identificando que essa organização criminosa era bem estruturada, com uma divisão clara de tarefas. Havia líderes encarregados de acompanhar os motoristas até os locais de pernoite, enquanto outros membros desligavam os sistemas de rastreamento e permaneciam com eles até a carga ser escondida, para só então irem à delegacia para o falso registro", declarou o delegado da PCPR, André Feltes.
Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, falsa comunicação de crime, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e furto qualificado.
#OperaçãoPolicial #FurtoDeCargas #OrganizaçãoCriminosa #SegurançaPública