Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C
SEGURANÇA

Chuvas intensas provocam alagamentos e deixam cidades em alerta em Santa Catarina

Mais de 30 municípios registram danos, residências afetadas e famílias fora de casa após acumulados históricos de precipitação

Joinville - SC, 25/11/2025 09h32 | Por: Redação

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (22) têm provocado alagamentos, transtornos e prejuízos em diversas regiões do Estado. Até a manhã desta segunda-feira (24), a Defesa Civil contabilizava 33 municípios com ocorrências relacionadas ao volume de precipitação.

O levantamento aponta 364 residências afetadas e 148 pessoas fora de casa, sendo 133 desalojados e 15 desabrigados. Em Itajaí, o canal de acesso ao porto precisou ser interditado pela Marinha às 8h30 desta segunda-feira devido aos ventos intensos, sendo liberado somente às 16h20 após nova avaliação.

Luiz Alves, no Vale do Itajaí, está entre os municípios mais prejudicados, com diversos pontos de alagamento. A prefeitura suspendeu as aulas da tarde e da noite e preparou abrigo para moradores. A cidade registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas: 181,6 mm, acima da média histórica de novembro, que é de 170 mm.

Ibirama, Petrolândia e Lontras, no Vale do Itajaí, e Massaranduba, no Norte do Estado, decretaram situação de emergência. Outros municípios, como Seara, Rio das Antas, Cunha Porã e Fraiburgo, no Oeste; Vitor Meireles, no Vale; e Balneário Barra do Sul, no Norte, avaliam adotar a mesma medida.

Em Joinville, alagamentos bloquearam ruas em quatro bairros nesta segunda-feira, e o município registrava oito desabrigados até o início da tarde.

Outros estados do Sul também registram danos

A instabilidade climática também provocou estragos no Paraná e no Rio Grande do Sul. Em Guarapuava (PR), um temporal com granizo do tamanho de ovos de galinha danificou residências no domingo (23). Já em Erechim (RS), o granizo feriu mais de 150 pessoas e afetou 25 mil moradores, levando à decretação de situação de emergência.

Segundo o Simepar, o cenário foi causado pela atuação de uma frente fria no oceano, associada a um cavado meteorológico, área de baixa pressão que favorece a formação de tempestades.

#chuvas #alagamentos #santacatarina #defesacivil #emergencia #vale #litoral #temporais #clima #paraná #riograndedosul #instabilidade

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!