Polícia Civil investiga esquema de falsas manutenções em veículos públicos
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 22, a Operação Desmanche. A investigação apura fraudes praticadas por uma empresa vencedora de uma licitação do município. O proprietário foi preso e outras quatro ordens judiciais foram cumpridas na cidade de São José (SC).
Conforme apurou as investigações, a empresa do setor de oficina automotiva venceu um processo licitatório da Prefeitura de Laguna em 2021, ficando responsável pela manutenção mecânica de veículos da linha a diesel do município, incluindo viaturas da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Só que informações levantadas pela Polícia Civil apontaram que os serviços prestados pelas oficinas, com unidades em Tubarão e São José, não eram efetuados com peças originais e de boa qualidade. “Para isso, inclusive, simulando a falsa prestação de serviços e reposição de peças, recebendo, então, verba pública por um serviço nunca desempenhado. Ainda, dada a especialização específica desse serviço, em muitas vezes o investigado, responsável pela própria análise das viaturas, apresentava orçamentos em descompasso com a realidade, informando sobre a falsa necessidade de substituição de algumas peças”, informou a Polícia Civil.
Suposta manutenção em viatura da Polícia Civil
As investigações iniciaram depois de uma perícia realizada em uma viatura da DIC de Laguna que foi encaminhada para a manutenção na oficina do empresário. A Polícia Científica conseguiu descobrir que o investigado simulou a realização dos reparos e que ainda se apropriou de diversos componentes internos da viatura que atualmente está fora de uso.
Com a apuração feita, a Polícia Civil conseguiu encontrar indícios de falsas manutenções em ao menos outras 12 viaturas da Prefeitura de Lagunas. “Peças eram constantemente subtraídas, falsos consertos eram rotineiramente realizados, sofrendo o município pela má prestação de serviço público em razão das constantes atividades ilícitas desenvolvidas por esse empresário”, descreveu a Polícia Civil.
Atualmente o município de Laguna não possui nenhuma ambulância em sua frota. De acordo com a DIC de Laguna, os veículos foram levados para efetuar manutenção nas oficinas da empresa vencedora da licitação, mas acabaram sendo danificados por conta das atividades ilícitas do investigado. O mesmo ocorreu com outros veículos como ônibus, micro-ônibus, ducatos e caminhões.
A operação também visou não só responsabilizar o empresário, como também tentar reaver, por intermédio da medida cautelar de sequestro e bloqueio de bens e valores, parte do dinheiro público. A operação foi desencadeada no município de São José, único local em que, atualmente, o investigado possui empresa em funcionamento.
O empresário foi conduzido até a Unidade Prisional de Laguna, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. Ele será indiciado pelos crimes de fraude à licitação e apropriação indébita.
#OperaçãoDesmanche #FraudeEmLicitação #SantaCatarina #PolíciaCivil #PrisãoEmpresário