Total de refugiados já ultrapassa meio milhão. ONU faz reunião de emergência.
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) informou que 660 mil pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos nos últimos seis dias.Todos os países vizinhos mantiveram até o momento as suas fronteiras abertas para os refugiados. A maioria das pessoas fugiu para Polônia, Hungria, Moldávia, Romênia e Eslováquia.
Zelensky pede ajuda da Alemanha para 'fechar os céus' de seu país.O presidente Volodymyr Zelensky conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e pediu ajuda para proibir os voos de aviões russos nos céus da Ucrânia.“Falei sobre os ataques que os russos fizeram contra bairros de cidades ucranianas durante as negociações de paz, enfatizei a necessidade de proteger o céu da Ucrânia”, disse ele.
Segunda rodada de conversas acontecerá na quarta-feira, diz agência de notícias russa
Uma segunda rodada de negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia para tentar interromper a invasão do território ucraniano deve acontecer na quarta-feira (2), segundo a agência de notícias russa Tass, que citou uma fonte do lado russo das conversas.A primeira rodada ocorreu na segunda-feira, e não teve nenhum resultado definitivo. Os dois lados afirmaram que iriam marcar um segundo encontro.
Embaixada da Itália na Ucrânia deixa Kiev e se instala em Lviv
O Ministério de Relações Exteriores da Itália informou que a situação de segurança em Kiev se deteriorou e, por isso, transferiu a embaixada do país para a cidade de Lviv, que fica na região oeste da Ucrânia.
A Rússia vai atacar locais de serviços de segurança em Kiev, dizem agências
A Rússia vai atacar locais que pertencem aos serviços de segurança e à unidade de operações especiais da Ucrânia em Kiev, afirmou o Ministério de Defesa russo, segundo as agências de notícias Tass e RIA (ambas russas).
O ministério russo afirma que a medida será tomada para evitar “ataques de informação” contra a Rússia.
Segundo as agências, os russos pedem para que as pessoas perto dos locais em Kiev deixem as áreas.
Em um comunicado, o Ministério de Defesa afirma que as forças russas se preparam para fazer um ataque de alta precisão contra o Serviço de Segurança da Ucrânia e o 72º Centro de Informação e Operações Psicológicas em Kiev.
"Pedimos aos cidadãos envolvidos pelos nacionalistas ucranianos em provocações contra a Rússia e também aos moradores de Kiev que vivem perto das estações para que deixem suas casas", diz a nota.