Uma torre de TV em Kiev, capital ucraniana, foi atingida nesta terça-feira (1º) por uma explosão
Uma torre de TV em Kiev, capital ucraniana, foi atingida nesta terça-feira (1º) por uma explosão. Segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas. Desde o fim de semana, as forças russas tentam fechar o cerco à cidade. O prefeito Vitali Klitschko informou que dois mísseis atingiram a torre e todas as vítimas passavam pela calçada.
Imagem divulgada pelo canal verificado do Telegram do governo ucraniano mostra a explosão. "Os canais ficarão fora do ar temporariamente. Em breve, a energia de backup será ligada para restabelecer a transmissão", informou.
Nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse que a "história está se repetindo" —a torre fica no Memorial do Holocausto Babi Yar, onde nazistas mataram mais de 30 mil judeus em dois dias, em 1941.
Rússia anuncia ataque contra alvos militares
Mais cedo, o Ministério da Defesa russo emitiu um comunicado dizendo que planeja realizar ataques contra prédios do Serviço de Segurança da Ucrânia e do 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev. As informações foram publicadas pela agência de notícias russa, Tass.
"Pedimos para que os cidadãos ucranianos envolvidos em provocações contra a Rússia, bem como os residentes de Kiev, que vivem perto de estações de retransmissão, deixem suas casas", informou o ministério russo. Minutos depois da publicação do comunicado, autoridades ucranianas relataram a explosão da torre de TV.
The shell was hit a TV tower in Kyiv
— The New Voice of Ukraine (@NewVoiceUkraine) March 1, 2022
Video was sent by the eyewitnesses pic.twitter.com/G6EgPaoRPU