Confira as últimas ocorrência e os cuidados para não ser a próxima vítima
1- Natureza de Atendimento: Furto. Município: Capivari de Baixo às 11h49min
A Guarnição da Polícia Militar foi acionada via Centro de Operações Policiais Militares de Tubarão (190), para atendimento de uma ocorrência de furto em residência no Bairro Santa Lucia. Ao chegar no local foi feito contato com a vítima, (fem. 30 anos), e esta informou que chegou em residência e percebeu a porta arrombada, que do interior da casa foi subtraído duas televisões smart TV, uma air fryer cor preta, um botijão de gás e diversos gêneros alimentícios. Diante do fato narrado foi lavrado o boletim de ocorrência.
2- Natureza de Atendimento: Furto Município: Jaguaruna às 12h08min
A Guarnição da Polícia Militar foi acionada via Centro de Operações Policiais Militares de Tubarão (190), para atendimento de uma ocorrência de furto em residência no Bairro Centro. Ao chegar no local foi feito contato com a vítima, (masc. 60 anos), e esta informou que chegou em residência e percebeu a porta arrombada e que do interior da residência foram furtados: 1 TV samsumg 55 polegadas, 1 TV samsumg 55 polegadas, 1 micro-ondas Electrolux, 1 filmadora antiga samsumg, 3 correntes de ouro, 5 relógios de pulso, 2 botijões de gás, várias peças de roupa. Diante do fato foi lavrado o boletim de ocorrência.
3- Natureza de Atendimento: Furto Município: Tubarão às 14h37min
A Guarnição da Polícia Militar foi acionada via Centro de Operações Policiais Militares de Tubarão (190), para atendimento de uma ocorrência de furto em residência no Bairro Sombrio. Ao chegar no local foi feito contato com a vítima, (fem. 32 anos), e esta informou que chegou em residência e percebeu a porta dos fundos arrombada, que do interior da casa foi subtraído 01 televisor samsumg 50 polegadas, 01 forno elétrico Fischer, 01 Roçadeira e 01 caixa com diversas ferramentas. Diante do fato narrado foi lavrado o boletim de ocorrência.
4- Natureza de Atendimento: Furto Município: Tubarão às 14h40min
A Guarnição da Polícia Militar foi acionada via Centro de Operações Policiais Militares de Tubarão (190), para atendimento de uma ocorrência de roubo em estabelecimento comercial no Bairro Humaitá. Ao chegar no local foi feito contato com a vítima, (fem. 40 anos), a qual informou que estava no escritório da empresa quando um masculino vestido com roupas escuras e com um capacete vermelho chegou no local, e de posse de uma arma de fogo longa anunciou o roubo. Após render a funcionária o agente subtraiu do local certa quantia em dinheiro e também uma motocicleta HONDA TITAN, que foi utilizada na fuga, porém abandonada próximo ao local do fato. A Policia Militar efetuou rondas, mas não localizou o agente.
Como deixar a casa segura?
A quantidade de itens de segurança que vai instalar na sua casa depende do grau de risco que a região onde você mora oferece e do quanto você se sente protegido.
Mas mesmo que seja uma região de baixo risco, todo cuidado é pouco. Alguns deles são relacionados com o comportamento dos moradores, que podem ajudar a evitar roubos e furtos.
Itens que podem aumentar a segurança da casa
Para complementar os cuidados em termos de hábitos e comportamentos, itens de segurança dificultam ou impedem a entrada de estranhos na residência. Veja quais deles se encaixam nas suas necessidades e invista.
Portão eletrônico
Com um portão eletrônico não há necessidade de descer do carro para fechá-lo, diminuindo o risco de assalto. Além disso, ele é mais seguro.
Mas se não puder investir em um portão eletrônico, opte por cercas altas e difíceis de escalar, bem como por cadeados grossos para trancar.
Alarmes
Instalar um sistema de alarme é outro modo de afastar intrusos que não querem ser descobertos. Ele envia um sinal para a empresa de seguro e ao mesmo tempo assusta o invasor.
Há também o botão do pânico, que é instalado em um local que só o dono sabe onde fica. Quando estiver em casa e perceber que alguém está querendo entrar, acione esse botão para enviar um alerta à polícia. Em casa nenhum som será emitido.
Cercas elétricas
Se você não confia apenas em um portão alto e eletrônico, pode reforçar a segurança por cima do portão instalando cerca elétrica ou de concertina, aquela com arame farpado enrolado.
Essa medida só deve ser utilizada caso realmente esteja em uma zona perigosa, pois elas acabam por entregar que há coisas de valor na residência. Ladrões mais corajosos podem ficar atraídos.
Câmeras de segurança e interfone
As câmeras são instaladas em pontos estratégicos e discretos da casa para captarem tudo o que acontece no ambiente. O interfone, com ou sem câmera embutida, serve para que você não precise abrir a porta ou portão sem saber que está chamando.
De preferência coloque um sistema de câmeras que possa ser acessado pelo celular, assim você monitora sua casa de onde estiver e pode acionar a polícia caso necessário.
Luzes automáticas
Além das câmeras e do interfone também é recomendado instalar lâmpadas externas com sensor de movimento. Quando uma se acende é um alerta para você dar uma olhada em volta.
Outra opção são as luzes que acendem à noite e apagam de dia. Assim, mesmo se estiver viajando, vai parecer que tem gente em casa.
Grades nas janelas
As grades trazem muita segurança no sentido de impedir a entrada de alguém e até mesmo proteger contra acidentes caso tenha crianças em casa.
Troque as fechaduras
Se alguma chave de acesso à casa for perdida, a melhor medida a tomar é trocar de fechadura. Faça o serviço com uma empresa de sua confiança.
Além disso, evite instalar trincos cilíndricos ou usar cadeados finos porque são mais fáceis de arrombar. As chaves tetra, com 4 trancas, também são opções mais seguras contra arrombamento do que as simples.
Vigilância
Muitas vizinhanças contratam serviço particular de vigilantes noturnos quando residem em áreas de risco.
Se o seu prédio não tiver guarita e porteiro, também é um bom investimento a propor na reunião de condomínio, já que os ladrões procuram por qualquer residência vulnerável e já estão conseguindo entrar em prédios.
Cão de guarda
Os cães ainda são ótimas estratégias para afastar bandidos fracos – aqueles que desistem do furto se houver muita dificuldade. Seu cão não precisa ser violento para proteger a casa, mas deve ser treinado para latir caso veja movimentação estranha.