Embora não seja peçonhenta, dormideira costuma ser confundida com jararaca, que é venenosa
Uma moradora de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, se surpreendeu ao encontrar uma cobra dormideira da espécie Dipsas neuwiedi no vão da porta de correr da própria casa. Ela acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para resgate do animal.
A captura, realizada na terça-feira (20), foi compartilhada na web pelo biólogo Christian Raboch, responsável pelo resgate.
Embora não seja peçonhenta, a dormideira tem um aspecto parecido com a jararaca, espécie que é a maior entre as venenosas da região, de acordo com o especialista. Por isso, segundo Raboch, a moradora ficou bastante assustada com a aparição.
"Acho que apareceu lá porque a casa é do lado do rio. Como está chovendo bastante, com o nível das águas aumentando, às vezes elas saem de perto do rio para procurar abrigo", explica.
Após ser resgatado, o animal foi devolvido à natureza.
Cobra foi encontrada em vão de porta de correr — Foto: Christian Raboch/ Reprodução
Aparições inusitadas
Outras aparições de dormideiras já foram registradas em Santa Catarina. Em setembro deste ano, uma cobra foi resgatada dentro de uma latinha também Jaraguá do Sul.
O réptil foi encontrado por um catador de sucatas, que chamou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Cerca de um ano antes, uma dormideira foi encontrada dentro de uma embalagem de couve-flor em Porto Belo, no Litoral Norte catarinense (foto abaixo).
Segundo o grupo de resgate que atuou na ocorrência, a moradora encontrou a cobra no momento em que ia cortar o legume.
"A cobra subiu em sua mão, onde rapidamente soltou a hortaliça e embrulhou em uma sacola plástica", informou o Grupo de Operações e Resgate, na época.
Cobra foi encontrada dentro do legume em Porto Belo (SC) — Foto: GOR/Reprodução
O que fazer em caso de picada?