Defesa Civil alerta para risco de novos incidentes durante o dia com rajadas de até 55 km/h; população deve evitar áreas de risco
No início da tarde desta segunda-feira (28), os fortes ventos que atingem Tubarão derrubaram uma árvore de grande porte na área da Beira-Rio, próximo à rodoviária velha.
Outros pontos da cidade também sofreram com os efeitos da instabilidade.
Na Rua Luiz Pedro de Oliveira, no Centro, uma placa metálica foi arremessada pelo vento e atingiu uma motocicleta e um automóvel, nas proximidades do Comando da Polícia Militar.
Na Vila Moema, moradores registraram a queda de um trailer de lanches (food truck), que foi derrubado próximo à pista de skate, em frente à Arena Multiuso.
A ventania é resultado da atuação de um ciclone extratropical que se formou no Sul do país e se aproxima da região litorânea, provocando rajadas intensas em toda a Amurel.
Diante da situação, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, alertou que a população deve redobrar os cuidados, especialmente evitando áreas com árvores de grande porte, outdoors, muros instáveis e as avenidas às margens do rio, devido à possibilidade de novos incidentes ao longo do dia.
“Com certeza, nas próximas horas a gente deve ter mais alguns problemas, pois o vento continuará ao longo do dia, apesar do ciclone já começar a se deslocar para o oceano”, afirmou o secretário.
Segundo ele, em entrevista à Rádio Cidade, a estação de monitoramento localizada no Horto dos Ipês registrou ventos constantes de 42 km/h, com rajadas que chegaram a 55 km/h.
A expectativa é que essas condições se mantenham até o início da noite, com diminuição gradativa durante a madrugada. “O pico deve ocorrer até as 19h desta segunda-feira”, explicou Rafael.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça o pedido para que a população evite deslocamentos desnecessários em áreas de risco e acompanhe os avisos oficiais ao longo do dia.
Uma placa também atingiu um motoqueiro durante as rajadas intensas
Devido a formação de um ciclone extratropical, alguns danos foram registrados em Tubarão ao longo da segunda-feira (28).
Uma árvore caiu na Avenida Marechal Deodoro durante o começo da tarde. Devido à possibilidade de outras quedas, a via foi interditada desde o trecho em frente à antiga rodoviária até a ponte do Morrotes, onde outras quatro árvores similares foram removidas como medida de segurança.
Os trabalhos mobilizaram equipes da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e da Celesc, especialmente para retirada de árvores próximas à fiação elétrica.
Uma árvore também caiu no pátio do posto de saúde do bairro São Cristóvão, na Rua José Botega.
A poda dos galhos maiores foi realizada no local e ninguém se feriu, assim como a estrutura do posto de saúde não foi danificada.
O município já tem um estudo onde mapeou que cerca de 600 árvores estão condenadas e podem trazer algum prejuízo no futuro, a exemplo das quedas ocorridas nesta segunda.
Uma força-tarefa será realizada nesta terça-feira (29) para a remoção de galhos e folhas que caíram nas vias devido aos ventos.
Além da queda de árvores, galhos e fios, uma placa caiu em cima de uma moto e um veículo na Rua Luís Pedro de Oliveira, próximo ao comando da Polícia Militar.
Um food truck também acabou virando em frente a Praça do Avião, bem como quedas de energia elétrica foram registradas em diversos pontos da cidade.
Equipes dos Serviços Públicos, assim como das forças de segurança e da Defesa Civil seguem de prontidão no município.