Investigação de fraude em licitações e corrupção leva à prisão de autoridades municipais e empresários.
A Operação Travessia, desencadeada para investigar crimes de corrupção e fraude em licitação, resultou na detenção de oito pessoas, incluindo o prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL), e vários secretários municipais. As prisões ocorreram nesta quarta-feira (24), marcando um ponto crítico nas investigações que começaram em fevereiro de 2023.
Essas investigações apontam para um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários, especialmente na execução de obras públicas. De acordo com as informações levantadas, os agentes públicos são suspeitos de receber vantagens indevidas de empresários contratados. Essas vantagens seriam fruto de uma série de aditivos contratuais e medições financeiras supervalorizadas em contratos públicos.
A Operação, conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e pelo Geac (Grupo Especial Anticorrupção), cumpriu oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. As prisões e as buscas refletem o esforço contínuo das autoridades em combater a corrupção no setor público.
Os detidos, incluindo o prefeito e os secretários municipais, serão submetidos a uma audiência de custódia ainda nesta quarta-feira. Dependendo dos resultados desta audiência, eles poderão ser encaminhados ao Presídio de Itajaí, aguardando os desdobramentos legais subsequentes.
#OperaçãoTravessia #Corrupção #FraudeEmLicitação #BarraVelha #Detenções #Gaeco #Geac