Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Tubarão
19 °C
9 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
9 °C
GERAL

Ciclone provoca estragos em 119 cidades de SC, causa mortes e afeta 44 mil pessoas

Três mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais.

Tubarão - SC, 06/05/2022 09h03 | Atualizada em 06/05/2022 12h05 | Por: Redação | Fonte: G1 SC
Com a inundação do presídio e da penitenciária de Tubarão, no Sul, nesta quinta-feira, 759 detentos começaram a ser transferidos para 14 unidades prisionais na madrugada desta quinta. Foto: Lucas Matiola

O ciclone que influencia o tempo em Santa Catarina desde segunda-feira (2) provocou estragos em 119 municípios, segundo informou a Defesa Civil às 17h30 desta quinta-feira (5). São quatro municípios a mais do que a última atualização, feita no início da tarde. Segundo o balanço, 44 mil pessoas foram afetadas.

Até o momento, duas prisões também foram inundadas pela chuva, moradores ficaram ilhados e três pessoas morreram em ocorrências relacionadas ao mau tempo.

A Defesa Civil informa que o ciclone extratropical se afasta da costa, no final desta semana, diminuindo a umidade no estado. "As chuvas já cessaram em muitas localidades. Permanece a preocupação com a ocorrência de rajadas de vento e mar agitado", destacaram na nota.

Balanço parcial, divulgado às 17h30 desta quinta:

  • Desalojados: 7.100;
  • Desabrigados: 518;
  • Região Sul é a área mais afetada;
  • Municípios que decretaram Situação de Emergência (SE): Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Anitápolis e Taió;

Com a inundação do presídio e da penitenciária de Tubarão, no Sul, nesta quinta-feira, 759 detentos começaram a ser transferidos para 14 unidades prisionais na madrugada desta quinta.

Durante a transferência, 13 apenados fugiram. Segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), em nota divulgada às 19h15, sete pessoas foram recapturadas e outros seis apenados permanecem foragidos. A Polícia Penal, com apoio das demais forças de segurança, informou que trabalha para recapturar os foragidos.

Até a última atualização da matéria, 609 das 759 transferências previstas foram realizadas pelo Departamento de Polícia Penal (DPP). As 150 restantes, segundo a pasta, serão feitas nas próximas horas. Os internos foram realocados em 14 unidades prisionais.

Já adolescentes que estavam no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) da cidade, que não chegou a alagar, foram levados para São José, na Grande Florianópolis. As três unidades ficam no bairro Bom Pastor, mas em terrenos diferentes.

Mortes

José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio na tarde de terça-feira (3). As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho.

Os socorristas foram acionados para resgate e busca dentro de um córrego no interior do município, mas, segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio e o veículo foi localizado caído com as rodas viradas para cima na região.

Na quarta-feira (4), um homem de 45 anos foi arrastado pela correnteza e morreu em Urubici, também na Serra. Segundo os bombeiros, a vítima tinha sido vista pela última vez na noite anterior, dentro do carro, sendo arrastada pela forte correnteza.

Moradores ilhados

Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quatro agricultores passaram a noite ilhados na comunidade Vargem do Braço, e foram resgatados na terça-feira. Já em Braço do Norte, quatro crianças e duas professoras precisaram ser resgatadas em uma creche manhã de terça-feira devido ao alagamento da rua que dá acesso à unidade.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!